Anvisa confirma terceiro caso de malária em navio no Porto de Santos
Infectados eram tripulantes de dois navios que chegaram do continente africano neste mês
Um novo caso de malária foi registrado no navio Common Galaxy, fundeado no Porto de Santos, em São Paulo, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O paciente não apresenta sintomas e está sendo tratado a bordo do navio.
Esse é o segundo tripulante do Common Galaxy a testar positivo para a doença. O primeiro caso foi registrado no último dia 7. A embarcação passou pela Costa do Marfim.
+ Conselho Federal de Medicina pede que Anvisa reveja proibição do uso de fenol para médicos
No entanto, três casos de malária já foram registrados em navios pela Anvisa só no mês de julho. O primeiro foi confirmado em 4 de julho, no Genco Picardy, que saiu do continente africano no dia 20 de junho. O paciente foi levado para o Hospital Beneficência Portuguesa de Santos.
+ Casos de "pneumonia silenciosa" aumentam em São Paulo: como identificar a doença?
Segundo a Anvisa, na semana passada foram concluídas a desinsetização e a testagem de todos os tripulantes dos dois navios. As duas embarcações possuem bandeira das ilhas Marshall e transportam carga de açúcar a granel.
Mais um navio, o Genco Picardi, deve chegar nesta semana, de acordo com a Autoridade Portuária de Santos (APS).
Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil registrou 65.146 casos de malária nos primeiros seis meses de 2024, que corresponde a 46% do registrado em todo 2023.