71% dos hospitais de SP têm alta de internações por covid-19 e dengue
De acordo com o SindHosp, houve uma curva crescente de casos suspeitos ou confirmados das duas doenças nos últimos 15 dias
Levantamento realizado pelo Sindicato dos Hospitais (SindHosp), aponta que após período de Carnaval, houve um crescimento de internações por dengue e covid-19 em 71% dos hospitais do Estado de São Paulo.
A pesquisa foi feita em dois períodos, que foram comparados: de 29 de janeiro a 7 de fevereiro e de 29 de fevereiro a 10 de março.
+ População com 60+ tem maior índice de hospitalização por dengue | Primeiro Impacto
O médico e presidente do SindHosp e da Federação dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo, Francisco Balestrin, confirmou que houve uma curva crescente de casos suspeitos ou confirmados de covid-19 e dengue nos últimos 15 dias.
+ Autoridades sanitárias investigam quase mil mortes por dengue no Brasil
"Provavelmente, o resultado pode ter influência do período de Carnaval, que permitiu grandes aglomerações, e das altas temperaturas do verão, que facilitam a propagação do mosquito da dengue em água parada", pontuou o médico.
Balestrim ainda ressaltou que, quando são comparados os dois períodos selecionados, apresentados no gráfico acima, é possível constatar que há 30 dias apenas casos de dengue chegavam aos hospitais. Os índices de infecção de covid-19 estavam discretos e praticamente não apareciam.
O gráfico feito pelo sindicato destaca que entre 29 de janeiro e 7 de fevereiro 80% dos hospitais relataram aumento de pacientes internados por dengue.
Hospitais apurados
A apuração realizada pelo SindHosp foi feita em 92 hospitais privados de São Paulo.
Do total, 64% das unidades são na capital paulista e 36% são unidades do interior do estado.
Pronto atendimentos (PAs)
Nos serviços de urgência, nas unidades de pronto atendimentos, 82% dos hospitais apontaram que houve um aumento no número de pacientes com suspeita de dengue e coronavírus.
Pesquisa feita em 29 de janeiro a 7 de fevereiro mostra que o número era menor: 48% dos pronto atendimentos informavam uma alta nos casos de dengue e covid-19.
Veja gráfico:
Internações
Covid
- 60% dos hospitais de São Paulo registraram aumento de até 5% nas internações por covid, com um tempo médio de permanência do paciente no local de 4 dias.
Dengue
- Em 70% dos hospitais o tempo médio de internação é de até 4 dias.
- A faixa etária predominante de internação para pacientes com covid-19 e dengue é entre 30 e 50 anos.