Publicidade
Saúde

Novo coronavírus infecta tecido do coração e modifica o órgão, dizem estudos

Pesquisadores apontam que pacientes apresentavam inflamação no miocárdio meses após o diagnóstico positivo para Covid-19

Imagem da noticia Novo coronavírus infecta tecido do coração e modifica o órgão, dizem estudos
Novo coronavírus infecta tecido do coração e modifica o órgão, dizem estudos
• Atualizado em
Publicidade
Dois estudos publicados pela revista médica JAMA Cardiology e citados em editorial pelo periódico, nesta segunda-feira (27), apontam que o novo coronavírus infecta o tecido do coração humano e, dessa forma, provoca anormalidades no órgão.

O primeiro trabalho, cujo título é "Associação de Infecção Cardíaca com Sars-CoV-2 em Casos Confirmados de Autópsia Covid-19", analisou 39 pacientes que morreram devido à doença e encontrou o novo coronavírus no coração de 24 deles, o que corresponde a 61,5% dos casos. Segundo os autores, os dados apontam que, quando se instala no tecido cardíaco, o patógeno responsável pela Covid-19 não necessariamente causa miocardite aguda, ou seja, uma inflamação no miocárdio, mas os corações infectados apresentaram atividade aumentada quando comparados com os demais.

+ OMS: Covid-19 é a pior emergência global de saúde enfrentada pela entidade

Já o segundo estudo, denominado "Resultados da ressonância magnética cardiovascular em pacientes recentemente recuperados da doença de coronavírus 2019 (COVID-19)", observou 100 pessoas que superaram a infecção pelo novo coronavírus. Os pesquisadores constataram que, em 78% dos casos, o Sars-CoV-2 chegou ao coração, e 60% dos pacientes ainda tinham inflamação no miocárdio meses após o diagnóstico positivo para Covid-19.

Os autores de ambos os trabalhos reforçam ainda que as consequências cardiovasculares da Covid-19 precisam continuar a ser investigadas. No editorial, a Jama Cardiology também incentiva a condução de novas pesquisas.
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade