Silveira diz a Lula que não será candidato e deve ficar no governo até dezembro
Ministro de Minas e Energia quer ajudar campanha à reeleição do presidente
Eduardo Gayer
30/03/2026, 19:25 • Atualizado em 30/03/2026, 19:25
compartilhar
Alexandre Silveira
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), afirmou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que não será candidato nestas eleições e, assim, poderá ficar no governo federal até dezembro. O ex-deputado era cotado para concorrer ao Senado por Minas Gerais e, agora, vai ajudar o petista na campanha eleitoral no Estado.
Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.
A permanência de Silveira no governo foi um pedido do próprio Lula, que deve abrir mão de pelo menos 15 ministros para a campanha eleitoral. O cálculo envolve a manutenção de alguns quadros para evitar o desfalque da Esplanada e também o risco de desabastecimento de combustíveis por conta da guerra no Irã. O tema é tratado pelo Ministério de Minas e Energia.
Sem a participação do ministro, o palanque de Lula em Minas Gerais deverá ser liderado pelo senador Rodrigo Pacheco (PSD), que está em vias de se filiar ao PSB, como candidato a governador, com a ex-prefeita de Contagem Marília Campos (PT) concorrendo ao Senado. A outra vaga ao Senado será oferecida a Alexandre Kalil (PDT), que por ora não abre mão de tentar o governo.
Silveira diz a Lula que não será candidato e deve ficar no governo até dezembroMinistro de Minas e Energia quer ajudar campanha à reeleição do presidente Política2026-03-30T19:25:36.030ZO ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), afirmou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que não será candidato nestas eleições e, assim, poderá ficar no governo federal até dezembro. O ex-deputado era cotado para concorrer ao Senado por Minas Gerais e, agora, vai ajudar o petista na campanha eleitoral no Estado. A permanência de Silveira no governo foi um pedido do próprio Lula, que deve abrir mão de pelo menos 15 ministros para a campanha eleitoral. O cálculo envolve a manutenção de alguns quadros para evitar o desfalque da Esplanada e também o risco de desabastecimento de combustíveis por conta da guerra no Irã. O tema é tratado pelo Ministério de Minas e Energia. Dentro do PSD, Silveira também buscará articular a neutralidade formal do partido em um eventual segundo turno entre Lula e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Nesta segunda-feira (30), o Sem a participação do ministro, o palanque de Lula em (PSD), que está em vias de se filiar ao PSB, como candidato a governador, com a ex-prefeita de Contagem Marília Campos (PT) concorrendo ao Senado. A outra vaga ao Senado será oferecida a Alexandre Kalil (PDT), que por ora não abre mão de tentar o governo. São PauloSPSudestehttps://sbtnews.sbt.com.br/noticia/politica/silveira-diz-a-lula-que-nao-sera-candidato-e-deve-ficar-no-governo-ate-dezembro
Governo admite discutir apoio a setores na escala 6x1
Ministro diz que PEC é “compatível” com economia do país e afirma que eventual suporte às empresas será discutido durante tramitação da proposta no Senado