Senado escolhe novos presidentes das comissões permanentes nesta quarta-feira (19)
Após reunião de líderes, Casa define a composição das comissões com base na proporcionalidade partidária

Ellen Travassos
O Senado Federal realiza nesta quarta-feira (19) eleições para escolha dos novos presidentes e vice-presidentes das comissões permanentes da Casa. Os colegiados farão suas reuniões individuais a partir das 9h para definir a nova composição, e às 16h acontecerá a primeira sessão em plenário deste ano.
+ Jantar entre ministros do STF e Lula é adiado em meio à expectativa de denúncia contra Bolsonaro
O acordo para a distribuição dos comandos foi fechado nesta terça-feira (18), em encontro entre o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP) e lideranças partidárias.
Desde que assumiu a presidência do Senado, no início deste mês, Alcolumbre destacou que as escolhas dos presidentes e vice das comissões, além da distribuição de cargos, é feita pelo critério da proporcionalidade, ou seja, será considerado o tamanho de partidos e blocos.
Após o encontro, o senador Izalci Lucas (PL-DF) disse que seu partido deve ficar com os comandos da Comissão de Segurança Pública (CSP) e da Comissão de Infraestrutura (CI). Rogério Carvalho (PT-SE) informou que a legenda deverá comandar a Comissão de Educação (CE) e a Comissão de Meio Ambiente (CMA).
Ainda nesta terça-feira (18), Alcolumbre fez uma visita de cortesia ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, num gesto de aproximação. O ministro Flávio Dino participou do encontro, onde um dos temas foi o cumprimento das decisões sobre as emendas parlamentares.