Política

Reunião da CPMI do INSS desta segunda (17) é cancelada após ausência de depoentes

Colegiado ouviria o empresário Thiago Schettini, amparado por habeas corpus, e ex-coordenador do instituto, que apresentou atestado médico

Imagem da noticia Reunião da CPMI do INSS desta segunda (17) é cancelada após ausência de depoentes
CPMI do INSS | Divulgação/Waldemir Barreto/Agência Senado
Publicidade

A reunião da CPMI do INSS prevista para esta segunda-feira (17) foi cancelada. Segundo o presidente do colegiado, senador Carlos Viana (Podemos-MG), o empresário Thiago Schettini, que seria ouvido, obteve decisão de habeas corpus que lhe garantiu o direito de não comparecer e comunicou que não irá ao Senado.

Outro depoimento esperado era o de Jucimar Fonseca da Silva, ex-coordenador de Pagamentos e Benefícios do INSS. Ele apresentou atestado médico alegando impossibilidade de comparecer. No entanto, de acordo com Viana, a equipe médica do Senado avaliou o documento e concluiu que Jucimar "possui plena condição de depor". O presidente da CPMI afirmou que o colegiado poderá insistir na oitiva "em momento oportuno".

+ PF diz que esquema de fraude no INSS "estava em pleno funcionamento" na gestão Bolsonaro

Em nota à imprensa, Viana declarou que "nenhuma manobra, ausência ou protelação irá impedir o avanço das investigações".

Jucimar é alvo de 11 requerimentos de convocação, incluindo um apresentado pelo senador Izalci Lucas (PL-DF). Para o parlamentar, o ex-coordenador ocupava "uma posição nevrálgica" no INSS e é considerado peça central no esquema que permitiu descontos irregulares em benefícios de aposentados e pensionistas.

+ "Operação colocou na cadeia o núcleo principal de todos os desvios do INSS", diz presidente da CPMI

"As apurações indicam que o então coordenador assinou uma nota técnica que autorizou o desbloqueio em lote de descontos associativos a pedido de uma das entidades centrais no escândalo", afirma Izalci.

O senador Carlos Viana também apresentou requerimento para a convocação de Jucimar Fonseca da Silva.

+ Eric Fidelis, filho de ex-diretor do INSS, é convocado para depor na CPMI do INSS

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade