PT contra-ataca e move ações no TSE por propaganda antecipada contra Flávio, Zema e PL
Partido também apresentou defesas após ser alvo da oposição pelo desfile que homenageou Lula na Sapucaí


SBT News
A Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PCdoB e PV, entrou com uma série de ações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta sexta-feira (20) alegando propaganda eleitoral antecipada com o intuito de manchar a imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por integrantes da oposição.
As peças citam o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), ambos pré-candidatos a presidente. Os partidos criticam a veiculação de “conteúdos inverídicos e falsos” sobre Lula nas redes sociais com o intuito de “influenciar a opinião de eleitores".
O partido também apresentou defesa nas duas ações movidas pelo Partido Liberal e pelo Missão, sigla ligada ao MBL, que falam em propaganda antecipada no desfile da Acadêmicos de Niterói em homenagem a Lula no domingo (15).
O PT frisa não ter atuado para interferir no samba-enredo ou na apresentação da escola e diz que Lula não infringiu a lei eleitoral durante o Carnaval.
“Tudo o que foi levado à avenida da Sapucaí foi de iniciativa direta da Acadêmicos de Niterói, que exerceu o seu legítimo direito à liberdade de expressão artística e política”, afirmaram os advogados.
A Justiça eleitoral entende a propaganda eleitoral antecipada negativa como manifestações feitas antes do período oficial de campanha com o objetivo de atacar, desqualificar ou prejudicar a imagem de um candidato e que influencem no voto do eleitor.
Acusações
Nas ações movidas, a Federação Brasil da Esperança cita quatro vídeos:
1. Um em que o ex-ministro Gilson Machado aparece colando um banner de Flávio em uma motocicleta com a frase "O Nordeste está com Flávio Bolsonaro 2026".
2. Um em que Flávio Bolsonaro usa inteligência artificial para retratar o "Bloco do Luladrão", com referências às fraudes do INSS, dos Correios, do Master e a viagens da primeira-dama Janja ao exterior.
3. Um em que Zema também retrata um desfile de Carnaval com críticas ao presidente, citando o escândalo do Petrolão e a promessa de picanha a preço acessível.
4. E um em que o Partido Liberal traz um discurso antigo de Lula para dizer que o petista está próximo de “introduzir o socialismo” no país.









