PSB oficializa filiação de Tebet e mira candidatura ao Senado em São Paulo
Com apoio do governo Lula, a ministra troca o MDB de olho nas eleições de 2026
SBT News
23/03/2026, 15:26 • Atualizado em 23/03/2026, 15:26
compartilhar
Simone Tebet, ministra do Planejamento e Orçamento | Divulgação/Washington Costa/MPO
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) anunciou nesta segunda-feira (23) a filiação da ministra Simone Tebet, do Planejamento e Orçamento. Tebet deixa o MDB após cerca de 30 anos, partido que também abrigou seu pai, o ex-governador e ex-ministro Ramez Tebet (1936-2006).
Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.
A mudança de partido de Tebet tem como objetivo viabilizar a campanha da ministra ao Senado por São Paulo. Ela tem até o início de abril para mudar seu domicílio eleitoral, atualmente no Mato Grosso, e deixar seu cargo na Esplanada para poder disputar as eleições de outubro.
O grupo também pode reunir nomes como o ministro do Empreendedorismo, Márcio França, e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que avalia deixar a Rede Sustentabilidade.
“São Paulo terá, com ela [Tebet], uma liderança à altura do que se exige de quem pretende representar o Estado mais populoso do país. Uma mulher com trajetória ímpar, já testada pela vida pública e coroada pelo eleitorado. Consciente de que São Paulo e o Brasil precisam de menos espetáculo e mais substância, menos bravata e mais grandeza, menos cálculo miúdo e mais ambição”, declarou o PSB em nota.
Nos bastidores, a migração de Tebet do MDB para o PSB foi incentivada por nomes do próprio PSB, como a deputada Tabata Amaral e o vice-presidente Geraldo Alckmin, que atuam para ampliar o espaço do partido na disputa estadual e atrair eleitores de centro, sobretudo no interior.
Além disso, a avaliação é que Tebet não teria espaço competitivo no MDB paulista, que hoje está alinhado ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e ao senador Flávio Bolsonaro (PL).
Tebet foi senadora por um mandato, de 2015 a 2023, pelo Mato Grosso do Sul. Antes disso, foi deputada estadual, prefeita de Três Lagoas e vice-governadora. Em 2022, disputou a Presidência da República pelo MDB e ficou em terceiro lugar com 4,16% dos votos. No ano seguinte, assumiu o Ministério do Planejamento e Orçamento.
PSB oficializa filiação de Tebet e mira candidatura ao Senado em São PauloCom apoio do governo Lula, a ministra troca o MDB de olho nas eleições de 2026Política2026-03-23T15:26:00.940ZO Partido Socialista Brasileiro (PSB) anunciou nesta segunda-feira (23) a filiação da ministra Simone Tebet, do Planejamento e Orçamento. , partido que também abrigou seu pai, o ex-governador e ex-ministro Ramez Tebet (1936-2006). A mudança de partido de Tebet tem como objetivo viabilizar a campanha da ministra ao Senado por São Paulo. Ela tem até o início de abril para mudar seu domicílio eleitoral, atualmente no Mato Grosso, e deixar seu cargo na Esplanada para poder disputar as eleições de outubro. Tebet na pré-candidatura a senadora. Faz parte da estratégia do Planalto de angariar votos para Lula de olho na reeleição à Presidência. Esse cálculo passa também pela. O grupo também pode reunir nomes como o ministro do Empreendedorismo, Márcio França, e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que avalia deixar a Rede Sustentabilidade. “São Paulo terá, com ela [Tebet], uma liderança à altura do que se exige de quem pretende representar o Estado mais populoso do país. Uma mulher com trajetória ímpar, já testada pela vida pública e coroada pelo eleitorado. Consciente de que São Paulo e o Brasil precisam de menos espetáculo e mais substância, menos bravata e mais grandeza, menos cálculo miúdo e mais ambição”, declarou o PSB em nota. Nos bastidores, a migração de Tebet do MDB para o PSB foi incentivada por nomes do próprio PSB, como a deputada Tabata Amaral e o vice-presidente Geraldo Alckmin, que atuam para ampliar o espaço do partido na disputa estadual e atrair eleitores de centro, sobretudo no interior. Além disso, a avaliação é que Tebet não teria espaço competitivo no MDB paulista, que hoje está alinhado ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e ao senador Flávio Bolsonaro (PL). Tebet foi senadora por um mandato, de 2015 a 2023, pelo Mato Grosso do Sul. Antes disso, foi deputada estadual, prefeita de Três Lagoas e vice-governadora. Em 2022, disputou a Presidência da República pelo MDB e ficou em terceiro lugar com 4,16% dos votos. No ano seguinte, assumiu o Ministério do Planejamento e Orçamento. São PauloSPSudestehttps://sbtnews.sbt.com.br/noticia/politica/psb-oficializa-filiacao-de-tebet-e-mira-candidatura-ao-senado-em-sao-paulo
Galvão Bueno narra 100º gol do Brasil em Copas do Mundo
Feito histórico foi alcançado nesta quarta-feira (24) graças ao gol de Vinicius Júnior na partida entre Brasil e Escócia, com transmissão de SBT e N Sports