Presidente da Comissão de Relações Exteriores convida María Corina Machado para audiência na Câmara
Deputado Filipe Barros afirma que presença da opositora de Nicolás Maduro pode contribuir para esclarecer situação na Venezuela

Jessica Cardoso
O presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, Filipe Barros (PL-PR), protocolou nesta segunda-feira (13) um requerimento para convidar a venezuelana María Corina Machado, vencedora do Prêmio Nobel da Paz de 2025, a participar de uma audiência pública no colegiado.
Segundo o parlamentar, a presença de María Corina, ex-deputada e principal opositora do presidente Nicolás Maduro, pode contribuir para esclarecer “diferentes aspectos da crise em que está mergulhada a Venezuela desde a ascensão de Hugo Chávez ao poder, agravada com o regime de Maduro e o apoio de uma dezena de autocracias e ditaduras”.
+ Maduro fecha embaixada na Noruega após María Corina Machado ganhar Nobel da Paz
Barros também disse que a proposta busca não apenas homenagear a primeira mulher latino-americana a conquistar o Nobel da Paz, mas reforçar o “compromisso com o fortalecimento dos valores democráticos em nossa região”.
No documento, o deputado afirmou que a líder venezuelana foi reconhecida pelo Comitê Norueguês do Nobel “por promover os direitos democráticos do povo da Venezuela”. Ele disse ainda que María Corina “foi alijada do processo político venezuelano por uma ditadura apoiada e sustentada pelo Foro de São Paulo” e que, desde 2014, vive impedida de deixar o país após ter o passaporte cassado.
+ Maduro chama María Corina de 'bruxa demoníaca' após opositora ganhar Nobel da Paz
O deputado também mencionou a eleição presidencial venezuelana de 2024, em que, segundo ele, “o regime chavista liderado por Nicolás Maduro, cassou os direitos políticos de María Corina, que venceria o pleito de forma contundente".