Publicidade
Política

Plano do governo para socorrer exportadores brasileiros será anunciado nesta quarta-feira (13)

Presidente Lula assina medida provisória para mitigar efeitos das tarifas de Donald Trump pela manhã, no Palácio do Planalto

Imagem da noticia Plano do governo para socorrer exportadores brasileiros será anunciado nesta quarta-feira (13)
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad | Diogo Zacarias/MF
Publicidade

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta terça-feira (12) que o governo vai anunciar os detalhes do plano de socorro aos exportadores brasileiros na manhã desta quarta-feira (13).

"Vão estar detalhado os valores, os processos. O texto está 100% definido. É um projeto que contempla as várias demandas dos setores produtivos", afirmou Haddad, na saída do Congresso Nacional.

+ Haddad diz esperar deflação de alimentos nos próximos meses

Uma medida provisória (MP) com os detalhes do pacote de ações será assinada pelo presidente Lula (PT) no Palácio do Planalto, às 11h30. Fontes afirmam que os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP) devem ser convidados para a solenidade.

Nesta terça (12), Lula recebeu os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e Rui Costa (Casa Civil) no Palácio da Alvorada. Entre os assuntos tratados estavam os últimos detalhes acerca do anúncio do plano, que deve prever a abertura de linhas de crédito para os empresários brasileiros mais afetados pelo tarifaço.

O governo também aposta na diversificação de mercados para os produtos brasileiros. Na noite de ontem (11), uma conversa telefônica entre Lula e o presidente chinês, Xi Jinping, foi vista como uma sinalização positiva para aprofundar as relações comerciais entre os dois países.

Diálogo com os EUA

Ainda nesta terça (12), Haddad comentou o cancelamento, pelo governo norte-americano, da reunião com o secretário do tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent. O encontro seria realizado amanhã (13). "As assessorias se falam, mas agora a bola está com eles", disse o ministro da Fazenda.

+ Governo Trump critica Moraes e Lula, e afirma que direitos humanos no Brasil se 'deteriorou'

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade