PF faz nova fase de operação contra desvios de emendas parlamentares; STF bloqueia R$ 85 milhões
Quinta etapa da força-tarefa Overclean realizou buscas na Bahia, no DF e em Pernambuco; um servidor público foi afastado
SBT News
A nova e quinta fase da operação Overclean, que investiga desvios de emendas parlamentares, foi deflagrada pela Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira (17), em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Receita Federal. Agentes fizeram buscas contra alvos na Bahia, no Distrito Federal e em Pernambuco. O Supremo Tribunal Federal (STF) bloqueou R$ 85,7 milhões em contas bancárias e afastou um servidor público de forma cautelar.
A investigação se debruça sobre esquema de fraudes em licitações e desvios de recursos provenientes de emendas, em crimes que envolvem corrupção e lavagem de dinheiro.
Expedidos pelo STF, os 18 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Brasília, Campo Formoso (BA), Mata de São João (BA), Petrolina (PE), Salvador e Senhor do Bonfim (BA).
Segundo a PF, núcleo da organização criminosa manipulou procedimentos licitatórios e desviou dinheiro de emendas destinadas ao município de Campo Formoso, na Bahia, "mediante pagamento de vantagem indevida, bem como na obstrução da investigação".
+ "Virei uma espécie de juiz travão", diz Dino sobre julgamento de emendas parlamentares no STF
Valor bloqueado pelo Supremo visa "preservar ativos para eventual reparação aos cofres públicos". Suspeitos podem responder por organização criminosa, embaraço a investigação, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos e lavagem de dinheiro.