Padilha diz que "fortalecer o SUS" é sua principal causa à frente da Saúde
Ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais vai assumir a o Ministério da Saúde no dia 6 de março, após demissão de Nísia Trindade

Ellen Travassos
O futuro ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT) afirmou nesta terça-feira (25), pelas redes sociais, que recebeu o comando do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e reduzir o tempo de espera nos atendimentos.
+Nísia Trindade deixa Ministério da Saúde; Padilha assumirá pasta
"Fortalecer o SUS continuará sendo a nossa grande causa, com atenção especial para a redução do tempo de espera de quem busca cuidado na rede de saúde. Esse é o comando que recebi do presidente Lula e ao qual vou me dedicar integralmente", afirmou o hoje ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República.
Padilha também elogiou Nísia Trindade, que acaba de deixar o cargo. É a oitava troca de ocupantes de ministérios no atual mandato de Lula.
"Símbolo de compromisso e seriedade à frente da Fiocruz e do Ministério da Saúde, Nísia deixa um legado de reconstrução do SUS, após anos de gestões negacionistas, que nos custaram centenas de milhares de vidas", disse ele.
Já é a segunda vez que Padilha assume a pasta da Saúde. A primeira foi durante o mandato de Dilma Rousseff, entre 2011 e 2014, e durante sua gestão que foi criado o programa Mais Médicos. Padilha é médico sanitarista, doutor em Saúde Pública e professor universitário.