Pacote de corte de gastos deve ser anunciado nesta semana, diz Haddad
Ministro da Fazenda vai se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda nesta segunda-feira (4) para discutir as medidas
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta segunda-feira (4) que o pacote de corte de gastos públicos deve ser anunciado nesta semana pelo governo federal. Haddad vai se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta tarde para discutir as medidas.
+ Com bandeira amarela, conta de luz fica mais barata a partir desta sexta (1º)
"A minha ida [à Europa] estava dependendo dessa definição, de se nessa semana ou [na] semana que vem que seriam feitos os anúncios. Como o presidente pediu para eu ficar, e como as coisas estão muito adiantadas do ponto de vista técnico, eu acredito que nós estejamos prontos esta semana para anunciar", pontuou o ministro, em entrevista a jornalistas.
Segundo Haddad, representantes da Casa Civil e do Ministério do Planejamento e Orçamento provavelmente participarão da reunião com Lula nesta tarde também.
Ele ressaltou que, em relação à Fazenda, há "várias definições" sobre o pacote de corte de gastos a ser anunciado "e que estão muito adiantadas". "O presidente passou o final de semana inclusive trabalhando o assunto, pediu que técnicos viessem a Brasília para apresentar detalhes para ele. Eu penso que nós estamos na reta final", acrescentou.
Haddad pontuou que Lula vai definir quem comunicará as medidas e como será comunicado.
Disparada do dólar
Na semana passada, o ministro informou que havia chegado a um consenso sobre a revisão de gastos públicos depois de reunião com o ministro da Casa Civil, Rui Costa. Investidores e o mercado financeiro pressionam pelo corte; na sexta-feira (1º), o dólar disparou e chegou a R$ 5,87, o segundo maior valor da história, atrás apenas do dia 13 de maio de 2020, auge da pandemia de covid-19.