Publicidade
Política

"Nós vamos pegar o mentor e vamos colocar na cadeia", diz Lula sobre fraude no INSS

Presidente recebeu Cesar Filho no Planalto e garantiu que todos os prejudicados serão ressarcidos

• Atualizado em
Publicidade

Em entrevista exclusiva ao SBT, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que está empenhado em descobrir quem é o mentor da fraude no INSS e que irá colocá-lo na cadeia. O mandatário recebeu o apresentador do SBT Brasil, Cesar Filho, no Palácio do Planalto, nesta sexta-feira.

"Todas as pessoas que foram prejudicadas serão ressarcidas dos seus prejuízos", garantiu.

Lula também insinuou que o ex-presidente Jair Bolsonaro facilitou os crimes ao 'escancarar' o acesso de entidades ao benefício.

+ “Brasil ficará do lado da paz”, diz Lula ao SBT sobre atrito entre EUA e Venezuela

"Nós ficamos dois anos investigando a fraude na Previdência Social, a fraude do BPC (Benefício de Prestação Continuada), a fraude em outros auxílios de política pública que o governo tem", afirma Lula, que completa:

"No governo do ex-presidente da República, se você pegar o caso da Previdência Social, ele escancarou — porque, antigamente, para você pegar um benefício, você tinha que provar que era necessário. Se uma entidade viesse cobrar de um aposentado, o aposentado tinha que assinar — o que ele fez, ele escancarou, então as pessoas começaram a tirar proveito desse escancaramento do ex-presidente"

Em abril deste ano, A PF (Polícia Federal) e a CGU (Controladoria-Geral da União) deflagraram uma operação contra o esquema, revelando um desvio do dinheiro dos aposentados e pensionistas de pelo menos R$ 6,3 bilhões, entre 2019 e 2024, por meio de descontos não autorizados.

Desde então, 1,66 milhão de aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos e que aderiram ao acordo de reparação lançado pelo Governo Federal já receberam o dinheiro de volta. Segundo o Instituto Nacional do Seguro Social, 98,5% desse público teve o valor depositado diretamente na conta onde recebe o benefício.

+ Megaoperação mira esquema nacional de descontos irregulares em benefícios do INSS; valores chegam a R$ 6,3 bi

Segundo Lula, "todas as pessoas que foram prejudicadas serão ressarcidas de seu prejuízo".

"Nós já bloqueamos quase 2 bilhões e 800 de dinheiro das quadrilhas que estavam roubando os aposentados e nós vamos pegar o mentor e vamos colocar na cadeia essa gente. Porque, vou te contar uma coisa, o cara roubar já é grave, agora roubar aposentado e utilizar o nome do aposentado sem permitir que ele autorizasse, ou seja, falsificando diretamente pelo computador, não, não é possível", conclui o presidente.

Assista o primeiro bloco da entrevista de Lula no canal do SBT News no Youtube

Leia também:

+ "Que cada macaco fique no seu galho", afirma Lula sobre independência dos poderes

+ "Vamos pegar o mentor e vamos colocar na cadeia", diz Lula sobre fraude no INSS

+ Para Lula, Bolsonaro assume culpa ao pedir anistia antes de condenação

+Lula garante aprovação de projeto que regula redes sociais, "doa a quem doer"

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade