Nelson Barbudo será o substituto de Amália Barros na Câmara
Ex-deputado ganha novo mandato após a morte da parlamentar neste domingo (12)
A vaga na Câmara dos Deputados deixada por Amália Barros (PL-MT), falecida neste domingo (12), deverá ficar com outro político bolsonarista.
Nelson Ned Previdente, conhecido como Nelson Barbudo (PL-MT), perdeu a reeleição em 2022, mas seus 53 mil votos foram suficientes para o posto de primeiro suplente do partido na Casa.
Entre 2019 e 2022, Nelson integrou tanto a base do governo de Jair Bolsonaro (PL) quanto a bancada ruralista na Câmara, após receber a maior votação no estado do Mato Grosso.
Seu momento mais polêmico no último mandato foi em 2021, durante discussão sobre caça esportiva de animais silvestres, no qual ele disse à deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) para ficar “quietinha e pianinha”, num episódio em que ele foi chamado de machista pela declaração.
A titular da vaga, Amália Barros morreu aos 39 anos, em São Paulo. A informação foi confirmada em sua página oficial no Instagram na madrugada deste domingo (12). Ela estava internada no Hospital Vila Nova Star, na capital paulista, desde o dia 1º de maio, depois de ser submetida a uma cirurgia para retirada de um nódulo no pâncreas.
Ela foi eleita deputada federal em 2022, com mais de 70 mil votos. Sua assessoria destaca que, na Câmara, Amália integrou as comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, dos Direitos da Mulher e da Educação, entre outras.