“Não cumpriu nada do que prometeu”, diz Lula sobre Enel
Presidente crítica empresa por não cumprir contrato de concessão em SP; governo federal renovou contratos com distribuidoras em 13 estados e Enel ficou de fora
Marcos Santos
08/05/2026, 23:07 • Atualizado em 08/05/2026, 23:11
compartilhar
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta sexta-feira (08) a empresa italiana Enel, responsável pela distribuição de energia no estado de São Paulo. Sem citar o nome, o líder do executivo afirmou que a empresa não cumpriu com o que foi prometido no fechamento do contrato.
Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.
“Essa empresa não cumpriu nada do que prometeu para mim e para a primeira ministra italiana. Então é melhor a gente fazer os contratos que estamos fazendo aqui. A gente vai exigir e vocês também vão exigir de nós. Se cada um cumprir com a sua tarefa quem ganha é a sociedade brasileira”, disse Lula.
A Enel assumiu o controle da distribuição de energia em São Paulo em 2018, após adquirir a AES Eletropaulo por R$ 5,5 bilhões. Desde então, a empresa tem sido alvo de críticas devido a interrupções constantes no fornecimento de energia e corre risco de perder a concessão no estado.
As críticas do presidente ocorreram durante o evento de ampliação do programa “Luz para Todos” que vai atender mais de 230 mil famílias. Foi anunciado também investimentos no setor de energia que passam de R$ 130 bilhões até 2030.
Ficam fora desta etapa as distribuidoras da Enel em São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará. A companhia italiana enfrenta um processo que pode resultar na caducidade da concessão paulista pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
No caso das operações do Rio e do Ceará, apesar de recomendação favorável da equipe técnica para a renovação, os processos ainda não foram deliberados pelo governo federal.
Por meio de nota, a Enel informou que não existem entraves para a renovação da concessão das distribuidoras nos estados do Ceará e Rio de Janeiro. Já em São Paulo reforçou que está trabalhando para cumprir os indicadores previstos no contrato.
Confira a nota na íntegra
"A Enel Brasil reitera que a Aneel recomendou a renovação da concessão das distribuidoras do grupo no Ceará e no Rio de Janeiro e que não há qualquer entrave, jurídico ou regulatório, para a continuidade dos serviços prestados pela Companhia. A empresa aguarda agora os trâmites do processo no Ministério de Minas e Energia para assinatura do contrato.
Em relação a Enel São Paulo, a companhia reforça que seguirá trabalhando para demonstrar em todas as instâncias que cumpre com os indicadores previstos em contrato e no plano de recuperação apresentado em 2024 à Aneel. A distribuidora tem plena confiança nos fundamentos legais e técnicos que norteiam suas operações no Brasil."
“Não cumpriu nada do que prometeu”, diz Lula sobre EnelPresidente crítica empresa por não cumprir contrato de concessão em SP; governo federal renovou contratos com distribuidoras em 13 estados e Enel ficou de foraPolítica2026-05-08T23:07:28.517ZO presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta sexta-feira (08) a empresa italiana Enel, responsável pela distribuição de energia no estado de São Paulo. Sem citar o nome, o líder do executivo afirmou que a empresa não cumpriu com o que foi prometido no fechamento do contrato. “Essa empresa não cumpriu nada do que prometeu para mim e para a primeira ministra italiana. Então é melhor a gente fazer os contratos que estamos fazendo aqui. A gente vai exigir e vocês também vão exigir de nós. Se cada um cumprir com a sua tarefa quem ganha é a sociedade brasileira”, disse Lula. A Enel assumiu o controle da distribuição de energia em São Paulo em 2018, após adquirir a AES Eletropaulo por R$ 5,5 bilhões. Desde então, a empresa tem sido alvo de críticas devido a interrupções constantes no fornecimento de energia e corre risco de perder a concessão no estado. As críticas do presidente ocorreram durante o evento de ampliação do programa “Luz para Todos” que vai atender mais de 230 mil famílias. Foi anunciado também investimentos no setor de energia que passam de R$ 130 bilhões até 2030. Os aportes serão realizados pelas distribuidoras e estão atrelados à . Enel não foi contemplada Ficam fora desta etapa as distribuidoras da Enel em São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará. A companhia italiana enfrenta um processo que pode resultar na caducidade da concessão paulista pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). No caso das operações do Rio e do Ceará, apesar de recomendação favorável da equipe técnica para a renovação, os processos ainda não foram deliberados pelo governo federal. Por meio de nota, a Enel informou que não existem entraves para a renovação da concessão das distribuidoras nos estados do Ceará e Rio de Janeiro. Já em São Paulo reforçou que está trabalhando para cumprir os indicadores previstos no contrato. Confira a nota na íntegra "A Enel Brasil reitera que a Aneel recomendou a renovação da concessão das distribuidoras do grupo no Ceará e no Rio de Janeiro e que não há qualquer entrave, jurídico ou regulatório, para a continuidade dos serviços prestados pela Companhia. A empresa aguarda agora os trâmites do processo no Ministério de Minas e Energia para assinatura do contrato. Em relação a Enel São Paulo, a companhia reforça que seguirá trabalhando para demonstrar em todas as instâncias que cumpre com os indicadores previstos em contrato e no plano de recuperação apresentado em 2024 à Aneel. A distribuidora tem plena confiança nos fundamentos legais e técnicos que norteiam suas operações no Brasil."São PauloSPSudestehttps://sbtnews.sbt.com.br/noticia/politica/nao-cumpriu-nada-do-que-prometeu-diz-lula-sobre-enel
Ida de Vorcaro à Papudinha pode ser coação e gerar nulidade
Criminalista Hugo Leonardo diz que transferência para prisão federal pode comprometer caso e defende que Mendonça cumpra o previsto em lei para evitar anulações