Moraes determina início do processo de extradição de Ramagem
Deputado fugiu para os Estados Unidos após ser condenado pelo golpe do 8 de janeiro

Raquel Landim
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, determinou o início do processo de extradição do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ).
Em despacho nesta segunda-feira (15), Moraes determinou à Secretaria Judiciária do STF que “remeta ao Ministério da Justiça e Segurança Pública os documentos necessários para formalizar o pedido de extradição de Alexandre Ramagem Rodrigues nos termos do Tratado de Extradição com os Estados Unidos da América”.
O despacho determina que a documentação deve conter as indicações precisas sobre “o local, a data, a natureza e as circunstâncias do fato criminoso, a identidade do extraditando e, ainda, cópia dos textos legais sobre o crime, a competência da pena e sua prescrição”.
Ramagem foi condenado a 16 anos de prisão pelos crimes de golpe de Estado, abolição violenta do Estado democrático de direito, organização criminosa e dano ao patrimônio público. Em setembro, ele fugiu do país rumo aos Estados Unidos.
Em conversa com jornalistas, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, disse nesta segunda-feira (15) que o deputado teria saído pela fronteira do Brasil com a Guiana por terra e tomado um avião para os EUA, utilizando passaporte diplomático.
Também nesta segunda-feira, líder do PL, Sóstenes Cavalcante, pediu para a Câmara dos Deputados adiar a análise da cassação do mandato de Ramagem.







