Política

Ministro da Previdência e presidente do INSS afastam rumores de desgastes na relação entre os dois

Em entrevista coletiva, nesta quinta-feira (10), os protagonistas da resposta do governo Lula às fraudes no INSS trocaram elogios, despistando suposta crise

Imagem da noticia Ministro da Previdência e presidente do INSS afastam rumores de desgastes na relação entre os dois
O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, e o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior | Liliana Soares/Ascom/MPS
• Atualizado em

Antes de divulgar os detalhes do calendário de ressarcimento às vítimas das fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), nesta quinta-feira (10), o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, fez questão de afastar os rumores de uma possível crise na relação com o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Ambos ocupam postos de protagonismo na reposta do governo ao escândalo envolvendo de fraudes no instituto, revelado no fim de abril, que vitimou milhões de aposentados e pensionistas.

"Quero fazer um registro sobre o presidente do INSS. Dizer o quanto tem sido importante tê-lo na nossa equipe e a importância que tem o trabalho que ele tem feito. Sem a presença, liderança e comando dele, nós não teríamos conseguido os avanços e as realizações concretas que podemos anunciar hoje. Esse é um time que jogou, joga e jogará unido", afirmou o ministro.

Gilberto Waller agradeceu o afago do colega. "[Quero] agradecer as palavras. É um prazer enorme agora, na nossa quarta coletiva [de imprensa], dividir a bancada com vossa excelência".

Nos últimos dias, circularam rumores de um desgaste na relação entre a dupla. Fontes do governo revelaram que o ministro da Previdência Social ficou irritado quando, durante uma audiência de conciliação no Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente do INSS anunciou uma data de ressarcimento às vítimas das fraudes.

Após a audiência, em 24 de junho, o próprio ministro não quis confirmar aos jornalistas a data anunciada pelo colega. Acompanhado do ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, Wolney disse que o início do ressarcimento seria oficializado exclusivamente pelo presidente Lula (PT) - o que não aconteceu.

Os rumores de crise ganharam força quando, em 4 de julho, o ministro da Previdência publicou uma portaria no Diário Oficial da União (DOU) retirando do presidente do INSS o poder de nomear ocupantes em cargos estratégicos no órgão.

Nesta quinta-feira, questionado por um jornalista sobre a medida - e se mostrando bastante desconfortável com a pergunta - Wolney desconversou. "Confio integralmente no trabalho do presidente Gilberto", disse.

Leia também:

Últimas Notícias