Ministro da Justiça faz reunião com cotado para assumir cargo de secretário de segurança pública
Chico Lucas, atual secretário de segurança pública do Piauí, esteve no ministério nesta terça (20)


Basília Rodrigues
O novo ministro da Justiça, Wellington César, esteve reunido nesta terça-feira (20) com o secretário de segurança pública do Piauí, Chico Lucas, em Brasília, e pretende anunciá-lo secretário nacional da área, no lugar de Mário Sarrubbo, que deixará a pasta após saída de Ricardo Lewandowski do comando do ministério.
Francisco Lucas Costa Veloso, mais conhecido como Chico Lucas, foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Piauí e da Associação Piauiense dos Procuradores do Estado. Atualmente cuida da segurança pública no governo do petista Rafael Fonteles. Ele também é filiado ao PT.
Integrantes da pasta avaliam que Chico é técnico e muito efetivo. Além disso, conta com apoio de políticos de diferentes grupos.
O nome dele chegou a ser defendido pelo conselho nacional de secretários de segurança pública para ministro da Segurança Pública, como parte do movimento que pede o desmembramento de pastas.
Na conversa pessoal nesta terça-feira, segundo relatos, Wellington queria conhecer melhor Chico Lucas e falar de prioridades da pasta. Combate ao crime organizado e fortalecimento da Polícia Federal são alguns temas apontados pela nova gestão.








