Ministério Público da Itália emite parecer favorável à extradição de Carla Zambelli
Segundo a Advocacia‑Geral da União (AGU), parecer italiano considerou “grave risco de fuga” da deputada federal

Antonio Souza
SBT Brasília
O Ministério Público da Itália emitiu um parecer favorável à extradição da deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP), atualmente presa na Itália após decisão da Corte de Apelação de Roma que constatou “grave risco de fuga”.
Zambelli foi detida em Roma no dia 29 de julho de 2025 em cumprimento de prisão preventiva decretada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 4 de junho de 2025. Ela estava foragida no país europeu.
+ Zambelli: Gilmar Mendes determina que pedido de extradição inclua caso de perseguição armada
O Ministério da Justiça do Brasil já havia solicitado oficialmente sua extradição. A Advocacia‑Geral da União (AGU) está atuando no processo para assegurar o cumprimento das determinações da Justiça brasileira.
+ STF forma maioria para condenar Carla Zambelli por porte ilegal de arma
Carla Zambelli foi condenada duas vezes pelo STF. Foragida da Justiça brasileira, ela teve seu nome incluído na Difusão Vermelha da Interpol após deixar o país.
Quais as condenações de Carla Zambelli?
- Maio de 2025: condenada por unanimidade pela Primeira Turma do STF a 10 anos de reclusão por invasão a sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e inserção de documento falso. Em junho, a decisão transitou em julgado, encerrando a possibilidade de recursos da defesa;
- Agosto de 2025: recebeu nova condenação no STF a 5 anos e 3 meses no regime semiaberto por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal, relacionado ao episódio em que perseguiu armada um jornalista em São Paulo, na véspera do segundo turno da eleição presidencial de 2022.