Política

Ministério Público da Itália emite parecer favorável à extradição de Carla Zambelli

Segundo a Advocacia‑Geral da União (AGU), parecer italiano considerou “grave risco de fuga” da deputada federal

,
• Atualizado em

O Ministério Público da Itália emitiu um parecer favorável à extradição da deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP), atualmente presa na Itália após decisão da Corte de Apelação de Roma que constatou “grave risco de fuga”.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Zambelli foi detida em Roma no dia 29 de julho de 2025 em cumprimento de prisão preventiva decretada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 4 de junho de 2025. Ela estava foragida no país europeu.

O Ministério da Justiça do Brasil já havia solicitado oficialmente sua extradição. A Advocacia‑Geral da União (AGU) está atuando no processo para assegurar o cumprimento das determinações da Justiça brasileira.

Carla Zambelli foi condenada duas vezes pelo STF. Foragida da Justiça brasileira, ela teve seu nome incluído na Difusão Vermelha da Interpol após deixar o país.

Quais as condenações de Carla Zambelli?

  • Maio de 2025: condenada por unanimidade pela Primeira Turma do STF a 10 anos de reclusão por invasão a sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e inserção de documento falso. Em junho, a decisão transitou em julgado, encerrando a possibilidade de recursos da defesa;
  • Agosto de 2025: recebeu nova condenação no STF a 5 anos e 3 meses no regime semiaberto por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal, relacionado ao episódio em que perseguiu armada um jornalista em São Paulo, na véspera do segundo turno da eleição presidencial de 2022.

Últimas Notícias