Publicidade
Política

Marcos do Val diz ter visto de informante concedido pelo governo dos EUA

Deputado viajou na última quinta-feira (24) aos EUA mesmo após decisão do STF; visto é da "categoria S" norte-americano

Imagem da noticia  Marcos do Val diz ter visto de informante concedido pelo governo dos EUA
Na imagem, Marcos do Val mostrando passaportes em vídeo para o Youtube. Reprodução/ Youtube.
Publicidade

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) se gabou de ter um visto "categoria S" para entrar nos Estados Unidos. O documento em questão, é usado pela Casa Branca para permitir a entrada estrangeiros que fornecem informações valiosas para o Executivo norte-americano.

+ Moraes bloqueia contas de Marcos do Val após viagem internacional

Marcos do Val, que viajou na última quinta-feira (24) para os Estados Unidos, teve as contas bloqueadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, na sexta-feira (25).

O motivo das contas, cartões de crédito e chaves Pix bloqueados, advém da decisão de Moraes de bloquear as redes sociais e apreender o passaporte do senador ainda em 2024. Marcos do Val é investigado por realizar campanha nas redes sociais contra os policias federais que faziam parte da investigação da trama golpista.

Em resposta a decisão de Moraes, o senador defende que "nunca foi notificado de qualquer proibição de deixar o país, o que invalida qualquer insinuação de desobediência a ordem judicial".

"O próprio documento do STF explicita que o descumprimento das medidas impostas está vinculado apenas às redes sociais e aos passaportes — e nenhuma infração foi cometida", acrescenta do Val.

No entanto, o parlamentar também defende que seu passaporte nunca foi tomado. "Aí começaram a querer dizer que o passaporte estava com a Polícia Federal, o passaporte está comigo, olha aqui o 'adesivozinho' da Gol", afirma.

Ao defender que seu passaporte nunca foi tomado, em vídeo para o YouTube, o parlamentar mostrou seu passaporte americano, o diplomático, o europeu, o civil e o emergencial. Afirma ainda que sua filha é americana:

"Eu trabalhei aqui durante 30 anos, a minha filha também nasceu aqui, é americana nascida em solo americano, é diferente de quem se torna cidadão americano".
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade