Política

Manuela d'Ávila se afilia ao Psol e deve disputar pelo Senado no RS em 2026

Ex-deputada federal diz ter encontrado no partido "compromisso profundo com mudanças estruturais e o brilho das novas gerações"

Imagem da noticia Manuela d'Ávila se afilia ao Psol e deve disputar pelo Senado no RS em 2026
Manuela deixou o PCdoB após mais de duas décadas no ano passado. | Paulo Pinto/Agência Brasil
• Atualizado em

O Partido Socialismo e Liberdade (Psol) anunciou no sábado (29) a filiação da ex-deputada federal Manuela d'Ávila e sua pré-candidatura ao Senado pelo Rio Grande do Sul em 2026.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

"Sinto que faço parte dessa corrente centenária que empurra a história rumo a um mundo mais justo. Por isso decidi me filiar ao Psol", escreveu a candidata em suas redes sociais. Ela também diz que encontrou no partido "compromisso profundo com mudanças estruturais e o brilho das novas gerações".

O lançamento da pré-candidatura de Manuela ao Senado está agendado para o dia 9 de dezembro.

Segundo o instituto de pesquisa Real Time Big Data, Manuela e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), são os favoritos a uma vaga no Senado no próximo ano. No pleito de 2026, 54 das 81 cadeiras da Casa Legislativa estarão em disputa, com dois senadores eleitos por unidade federativa.

A ex-parlamentar deixou o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) no ano passado, após mais de duas décadas de filiação. Em 2018, foi candidata a vice-presidente da República em chapa encabeçada por Fernando Haddad (PT) – derrotada por Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão.

Últimas Notícias