Lula vai participar de celebração ao Dia do Exército no QG em Brasília
Presidente da República realiza acenos a militares e participará de solenidade nesta sexta-feira (19)
Raphael Felice
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, nesta sexta-feira (19), do evento de celebração do Dia do Exército. A solenidade marcada para às 10h será realizada no Quartel-General do Exército, no Setor Militar Urbano, em Brasília.
Durante o evento, serão condecoradas com a “Ordem do Mérito Militar” e a “Medalha Exército Brasileiro” autoridades e instituições civis e militares que tenham prestado relevantes serviços ao Exército.
O QG em questão é o mesmo onde manifestantes golpistas, que não aceitaram o resultado das urnas nas eleições, ficaram acampados em frente por meses em 2022. Lula vem realizando uma série de acenos aos militares, sobretudo em 2024. Em janeiro, o presidente assinou um decreto para construção do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no Ceará e também de uma escola de sargentos em Pernambuco.
Para manter a aproximação com os militares, Lula preferiu não se manifestar sobre o aniversário de 60 anos do golpe militar de 1964. Mesmo pressionado por aliados a fazer declaração em defesa da democracia e de repúdio à ditadura e ao golpe militar, o o chefe do Executivo ficou em silêncio.
Lula também inaugurou, ao lado do presidente da França, Emmanuel Macron, o submarino Tonelero, construído em parceria entre os dois países (Brasil e França) no Complexo Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro.