Lula vai ao RS na quarta-feira para anunciar novas medidas para atender atingidos pelas chuvas
Presidente participará de reuniões para debater novas ações do governo antes de embarcar para Porto Alegre

Raphael Felice
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que vai ao Rio Grande do Sul na próxima quarta-feira (15) para anunciar medidas, ao lado do governador Eduardo Leite (PSDB), para atender a população do estado. A declaração do chefe do Palácio Planalto foi feita durante uma reunião com Leite, que participou remotamente, e ministros e os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
Logo após o encontro, Lula marcou, para o começo da noite, uma reunião ministerial, também para tratar de medidas para socorrer o Rio Grande do Sul, principalmente relacionadas aos abrigos para os desabrigados. O presidente da República afirmou que fará outras reuniões com ministros para definir as medidas a serem anunciadas na quarta-feira.
"Hoje estou convocando reunião extraordinária com todos ministros para que a gente discuta a atuação do governo nos problemas mais graves que são a questão dos abrigos", disse o presidente.
Lula ainda afirmou que as novas medidas na visita que fará quarta-feira com Leite serão para "ajudar pessoas físicas".
“Amanhã vamos preparar outra reunião porque eu estava com a intenção de ir ao Rio Grande do Sul amanhã, mas, a pedido dos ministros Haddad e Rui Costa, vou na quarta-feira. Vamos nos preparar porque queremos debater uma série de medidas para pessoas físicas, ou seja, vamos debater recursos para que as pessoas que perderam suas coisas recebam recursos da União para que possam começar a repor parte daquilo que perderam”, acrescentou.
Entre as medidas debatidas internamente no governo federal está a criação de um auxílio emergencial para a população gaúcha atingida pelas chuvas.
Lula disse a Leite para seguir reivindicando o máximo de ajuda possível para o Rio Grande do Sul e que o governo federal vai seguir anunciando ações e apresentando propostas para atender o estado.
“Você pode contar, espero na quarta-feira estar pronto para ir ao Rio Grande do Sul junto com você, fazer restante dos anúncios que estamos fazendo. E nunca será o último, Eduardo. O último anúncio só será feito quando estivermos comemorando a recuperação do Estado do Rio Grande do Sul”, concluiu Lula.