Lula sobre reclamações de Leite: "nunca está contente com as coisas"
Governador do RS apontou demora para entrega de casas às vítimas das enchentes no estado; "eu prometi e vou garantir" disse o presidente
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta sexta-feira (16) que o governo federal via Minha Casa, Minha Vida, vai entregar casas a todas as pessoas do Rio Grande do Sul que as perderam em decorrência das enchentes que atingiram o estado a partir de maio.
Em entrevista à Rádio Gaúcha, em Porto Alegre, Lula ainda rechaçou as críticas do governador Eduardo Leite sobre a "demora" na entrega. Lula disse que uma das dificuldades é conseguir terrenos aptos para a construção por conta das áreas que foram deterioradas pelas enchentes, e que a agilidade das obras também depende dos municípios.
“Não tem a demora que as pessoas pensam que têm. Não se faz casa em uma semana. Não é casa de papel. Se você tem cidades que foram alagadas, você, por juízo, não pode construir as casas no mesmo lugar. É preciso encontrar um novo terreno, e um novo terreno é encontrado pelo prefeito ou pelo estado se a gente quiser baratear o preço da casa", disse.
"Eu prometi e vou garantir que todas as pessoas que perderam sua casa vão receber casa do 'Minha Casa, Minha Vida'. As pessoas que ganham até dois salários mínimos, na faixa 1 e 2, vão receber a casa, efetivamente, de graça. E as pessoas que ganham na faixa 3 e 4 vão receber R$ 40 mil para dar de entrada nas casas", concluiu o presidente.
Esta é a quinta visita de Lula ao Rio Grande do Sul desde o início das tragédias climáticas. Ele vai realizar uma série de de entregas no estado durante todo o dia. Na capital gaúcha, Lula entrega unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida e participa de cerimônia de inauguração do Centro de Oncologia e Hematologia do Grupo Hospitalar Conceição. Mais tarde, ele segue para o município de São Leopoldo para inaugurar complexo viário da Scharlau na BR-116/RS.
+ Lula diz que quer isentar trabalhadores de IR em participação nos lucros
Sobre as críticas do governador Eduardo Leite, Lula disse que o chefe do Executivo gaúcho deveria agradecer mais em vez de reclamar. Leite disse nos últimos dias que estava "cansado de esperar" as medidas do governo federal.
"Eu às vezes fico incomodado, porque o governador ele nunca está contente com as coisas. O governador deveria um dia me agradecer: 'Lula, obrigado pelo tratamento que você está dando ao Rio Grande do Sul, porque o Rio Grande do Sul nunca foi tratado [...] "O governador também fala todo dia 'é insuficiente, insuficiente, insuficiente'. Tudo é insuficiente", afirmou Lula.