Publicidade
Política

Lula recebe secretário dos EUA em meio a crise diplomática com Israel

A expectativa é que presidente e Blinken conversem sobre o conflito. Secretário norte-americano tem atuado na negociação pelo cessar fogo

Imagem da noticia Lula recebe secretário dos EUA em meio a crise diplomática com Israel
Acredita-se que a ação é mais uma jogada da Rússia, que detém perfis de importância nacional para impulsionar um "pool de troca" de prisioneiros | Reprodução/Twitter SecBlinken
Publicidade

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, chega ao Brasil nesta terça-feira (20) à noite para uma visita de quatro dias. O representante do governo norte-americano desembarca em Brasília, mas também cumpre agenda no Rio de Janeiro.

De acordo com o porta-voz do Departamento norte americano, Matthew Miller, em Brasília, Blinken vai se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para discutir questões bilaterais e globais. “O secretário enfatizará o apoio dos Estados Unidos à presidência do Brasil no G20, à realização da Reunião de Ministros das Relações Exteriores do G20 no Rio de Janeiro, à Parceria Brasil-EUA pelos Direitos dos Trabalhadores, à cooperação na transição para a energia limpa e às comemorações do bicentenário das relações diplomáticas entre o Brasil e os EUA” diz Miller em comunicado.

+ Chamado de persona non grata, Lula convoca embaixador de Israel

A visita de Blinken ao Brasil acontece em meio a crise diplomática entre Brasil e Israel, após Lula comparar, no domingo (18), os ataques aos palestinos na Faixa de Gaza ao Holocausto. A expectativa é que Lula e Blinke conversem sobre o conflito entre Israel e Hamas. O secretário norte-americano tem atuado na negociação entre países para tentar acabar com a guerra.

+ Secretário de Estado americano e chanceler russo estarão no Rio nesta quarta

Depois do encontro com Lula, Blinken segue para o Rio de Janeiro, onde participa do encontro de Ministros das Relações Exteriores do G20, que acontecerá entre os dias 21 e 22. Segundo a embaixada, o secretário norte americano participará da Reunião “para engajar líderes mundiais com nossas iniciativas compartilhadas para aumentar a paz e a estabilidade, promover a inclusão social, reduzir a desigualdade, acabar com a fome, combater a crise climática, promover a transição para a energia limpa e o desenvolvimento sustentável e tornar a governança global mais eficaz”. O secretário também planeja trabalhar com parceiros do G20 e outros atores nos esforços internacionais para apoiar o povo haitiano.

Antes de voltar para os Estados Unidos, Bliken ainda fará uma parada em Buenos Aires, onde se encontrará com o presidente argentino Javier Milei.

Publicidade

Assuntos relacionados

G20
Israel
Lula
diplomacia
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade