Publicidade
Política

Lula nomeia Mauro Campbell como corregedor nacional de Justiça

Indicação do ministro do Superior Tribunal de Justiça para o posto foi aprovada pelo Senado no mês passado

Imagem da noticia Lula nomeia Mauro Campbell como corregedor nacional de Justiça
O corregedor nacional investiga reclamações e denúncias contra membros do Judiciário | Gustavo Lima/STJ
Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou, nesta quarta-feira (31), o ministro Mauro Campbell Marques, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), para o cargo de corregedor nacional de Justiça. Ele substituirá Luis Felipe Salomão no posto.

+ MPF denuncia pastor por pregar racismo religioso e incentivar “guerra espiritual” no Rio

O mandato é de dois anos, então Mauro Campbell exercerá a função até 2026. A cerimônia de posse ocorrerá no dia 3 de setembro, às 10h, no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Luis Felipe Salomão passará a ser vice-presidente do STJ, mas continuará como corregedor até 22 de agosto.

Até a posse de Mauro Campbell, a função será exercida pelo conselheiro Guilherme Caputo Bastos, ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

A indicação de Mauro Campbell para ser corregedor nacional de Justiça no biênio 2024/2026, feita pelo STJ, foi aprovada pelo Senado no dia 19 de junho. Ele já havia sido aprovado por unanimidade na Comissão de Constituição e Justiça após sabatina.

Mauro Campbell Marques é graduado em ciências jurídicas pelo Centro Universitário Metodista Bennett, no Rio de Janeiro, e pela Escola Superior de Guerra (ESG). É ministro do STJ desde 2008 e, há dois anos, diretor da Escola Nacional de Aperfeiçoamento de Magistrados. Ele ingressou no Ministério Público do Amazonas em 1987. Antes, foi advogado e assessor do Tribunal de Contas do AM.

O que é a Corregedoria Nacional de Justiça?

Órgão do CNJ, a Corregedoria Nacional de Justiça é responsável pela orientação, coordenação e execução de políticas públicas voltadas à atividade de correção e ao bom desempenho da atividade judiciária dos tribunais e juízos e dos serviços extrajudiciais do Brasil.

O corregedor nacional investiga reclamações e denúncias contra membros do Judiciário, garantindo que sigam as normas éticas e profissionais estabelecidas.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade