Publicidade
Política

Lula está bem e liberado para voltar ao trabalho, dizem médicos

Dr. Roberto Kalil e Dra. Ana Helena Germoglio concederam entrevista coletiva a jornalistas na manhã desta quinta-feira (19)

Imagem da noticia Lula está bem e liberado para voltar ao trabalho, dizem médicos
Lula recebeu alta neste domingo (15) | Reprodução
Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está liberado para voltar a Brasília nesta quinta-feira (19). Segundo os médicos Dr. Roberto Kalil Filho e a Dra. Ana Helena Germoglio, o quadro de saúde de Lula evoluiu.

+Banco Central faz novo leilão nesta quinta para frear alta do dólar, após cotação de R$6,26

"O presidente realizou a tomografia de controle que estava prevista, o exame está melhor até, o estado geral dele é bom e a equipe médica liberou ele para ir para Brasília no dia de hoje. Ele deve ir mais tarde. A Dra. Ana vai acompanhá-lo em Brasília daqui para frente nessas próximas semanas onde ele via fazer exames de controle", disse Dr. Roberto Kalil Filho.

Kalil ainda reforçou que Lula deve evitar exercícios físicos até segunda ordem, mas afirmou que ele está liberado para trabalhar normalmente, pois não teve problemas com a parte cognitiva.

"Orientação médica é que nos já falamos: não fazer exercício físico. Obviamente, ele vai ter as atividades normais porque a parte de cognição está perfeita, e ele pode trabalhar. Basicamente exercício físico [a única proibição]", disse Kalil

"O presidente está recebendo ministros em casa e já está exercendo atividades (de articulação)", concluiu a Dra. Ana Helena Germoglio.

O presidente recebeu alta média no último domingo (15), após ter sido internado na madrugada da terça-feira da última semana (10), quando foi submetido a uma cirurgia de emergência para drenar um hematoma na cabeça. Dois dias depois, ele ainda passou por outro procedimento operatório para evitar novas hemorragias no ferimento.

+ Dólar não vai parar de subir? Entenda a alta da moeda e quando ela deve baixar

A internação de Lula aconteceu por complicações da queda sofrida por ele no dia 19 de outubro. O presidente sofreu uma queda no banheiro de casa e bateu a cabeça na banheira de hidromassagem de um dos banheiros do Palácio da Alvorada. Ele levou cinco pontos na cabeça. Lula relatou que sangrou bastante após o acidente.

Reunião ministerial

Segundo ministros do governo, o presidente deve convocar uma reunião ministerial na sexta-feira. O encontro será no Palácio da Alvorada e segundo fontes do Palácio do Planalto, a tendência é que o encontro seja mais uma confraterniazação do que uma reunião de trabalho. O evento também serviria para mostrar a imagem de que o presidente está plenamente recuperado.

Apesar disso, articulações em torno de uma reforma ministerial estão a todo vapor nos bastidores. Antes do acidente do presidente, se falava em uma troca na Secom, de Paulo Pimenta, pelo publicitário Sidônio Palmeira e Pimenta iria para o cargo de Márcio Macêdo, na Secretaria-Geral da Presidência.

Após as eleições para a presidência da Câmara e do Senado, também há nos bastidores articulações para que Lula acomode Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG) em uma das pastas da Esplanada. Mas esses acordos devem ficar apenas para depois das eleições às presidências das Casas Legislativas, no início de fevereiro.

Publicidade

Assuntos relacionados

Governo Lula
cirurgia
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade