Política

Lula empata com Flávio Bolsonaro, Michelle e Tarcísio no segundo turno, diz pesquisa Meio/Ideia

Presidente aparece à frente de todos os adversários em cenários de primeiro turno; vantagem na 2ª etapa é maior contra outros nomes da direita

Imagem da noticia Lula empata com Flávio Bolsonaro, Michelle e Tarcísio no segundo turno, diz pesquisa Meio/Ideia
Lula (PT), Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Michelle Bolsonaro (PL) e Tarcísio de Freitas (Republicanos) | Divulgação/Ricardo Stuckert/PR, Edilson Rodrigues/Agência Senado, PL Mulher e Pablo Jacob/Governo de SP
• Atualizado em

Nova pesquisa Meio/Ideia sobre eleições de 2026 mostra empate técnico do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), a ex-primeira-dama Michelle (PL) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em cenários de segundo turno. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (4).

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

A diferença de Lula para esses três candidatos fica dentro da margem de erro, que é de 2,5 pontos percentuais (p.p.). O petista marca 45,8% a 41,1% contra Flávio, 44,7% a 42,2% de Tarcísio e 45% a 40,7% de Michelle. O levantamento entrevistou 1.500 pessoas de 30 de janeiro a 2 de fevereiro, com intervalo de confiança chegando a 95%.

Veja gráficos de segundo turno:

Lula x Flávio Bolsonaro no segundo turno Reprodução Meio Ideia.png
Lula x Flávio Bolsonaro no segundo turno Reprodução Meio Ideia.png
Lula x Michelle Bolsonaro | Reprodução/Meio/Ideia
Lula x Michelle Bolsonaro | Reprodução/Meio/Ideia
Lula x Tarcísio de Freitas no segundo turno | Reprodução/Meio/Ideia
Lula x Tarcísio de Freitas no segundo turno | Reprodução/Meio/Ideia

Lula tem vantagem mais folgada, fora da margem de erro, em simulações com outros nomes da direita. Contra o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), venceria por 45% a 34,5%. Em duelo contra o mandatário do Paraná, Ratinho Junior (PSD), por 45% a 38%.

Em eventual disputa contra o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), por 45,4% a 21%, com percentual de brancos e nulos atingindo 24,1%. O petista também ganharia do mandatário de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), por 45% a 34%.

Pesquisa espontânea de nomes para presidente nas eleições 2026 | Reprodução/Meio/Ideia
Pesquisa espontânea de nomes para presidente nas eleições 2026 | Reprodução/Meio/Ideia

Lula segue liderando todos os cenários de primeiro turno testados pela pesquisa Meio/Ideia, variando entre 38,5% e 40% da preferência de eleitores. No levantamento espontâneo, quando entrevistador não cita nomes, o presidente alcança 33%. Abaixo, aparecem Flávio (16,3%), Jair Bolsonaro (8%), que segue preso por tentativa de golpe de Estado e inelegível, Tarcísio (4,5%) e Michelle (4,3%).

Sobre em quem votar para presidente, 62% responderam que já se decidiram, enquanto 38% disseram que ainda podem mudar de opinião. Nos índices de rejeição, 44% afirmaram que não votariam em Lula de jeito nenhum. O mandatário é seguido de Flávio (34%), do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (30%), de Michelle (29,4%) e Tarcísio (15%).

Últimas Notícias