Lula e Putin conversam sobre "soberania" e "interesses nacionais" da Venezuela
Ligação, nesta quarta (14), partiu do presidente brasileiro, que nos últimos dias já tratou da captura de Maduro com outros chefes de Estado



Hariane Bittencourt
Murilo Fagundes
O presidente Lula (PT) conversou por telefone, na manhã desta quarta-feira (14), com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. A conversa foi confirmada pelo Palácio do Planalto.
Segundo o governo russo, a ligação partiu de Lula e serviu para que os líderes "trocassem opiniões" sobre diversas questões internacionais, com foco na situação da Venezuela.
"Enfatizaram as abordagens fundamentais compartilhadas pela Rússia e pelo Brasil no que diz respeito à garantia da soberania estatal e dos interesses nacionais da República Bolivariana", diz o comunicado do Kremlin.
Lula e Putin também teriam concordado em trabalhar juntos, inclusive no âmbito da Organização das Nações Unidas (ONU) e por meio do Brics, para reduzir as tensões na América Latina e em outras partes do mundo.
Vladimir Putin tem condenado a ação militar da Casa Branca contra o país sul-americano, a qual chamou de "flagrante agressão armada".
Leia nota do Planalto sobre telefonema de Lula para Putin:
"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, mantiveram conversa telefônica na manhã desta quarta-feira, 14 de janeiro, por cerca de 45 minutos.
Os dois líderes trataram dos preparativos para a realização da 8ª. Comissão Bilateral de Alto Nível Brasil – Rússia (CAN), no próximo dia 5 de fevereiro.
A 8ª. CAN será copresidida pelo vice-presidente Geraldo Alckmin e pelo primeiro-ministro Mikhail Mishustin, em formato híbrido, virtual e presencial em Brasília.
Os presidentes concordaram que a reunião bilateral será oportunidade para dinamizar áreas prioritárias como comércio, agricultura, defesa, energia, ciência e tecnologia, educação e cultura. A pedido do presidente Lula, o presidente Putin comprometeu-se a enviar delegação de alto nível para participar presencialmente do encontro em Brasília.
O presidente Lula e o presidente Putin também aproveitaram a ocasião para trocar impressões sobre a situação mundial. Manifestaram preocupação com a situação da Venezuela e reiteraram a importância de que a América do Sul e o Caribe sigam como zonas de paz. Defenderam o papel dos países do BRICS para fortalecimento das instituições de governança global, em especial as Nações Unidas e seu Conselho de Segurança."
Discussões sobre Venezuela
Na semana passada, Lula já tinha discutido a situação na Venezuela com os chefes de outros países. Na quinta-feira (8), ele conversou por telefone com a presidente do México, Claudia Sheinbaum, e com o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney.
Nos últimos dias, o petista também tratou da captura de Nicolás Maduro com o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, e com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro.








