Lula diz a Pacheco que indicará Messias ao STF e senador afirma que pretende encerrar vida pública
Conversa foi cordial; Pacheco afirmou que definirá futuro político após consultar aliados


Murilo Fagundes
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) tiveram uma conversa classificada por interlocutores como franca, respeitosa e amistosa na noite dessa segunda-feira (17). O encontro ocorreu após novas especulações sobre a sucessão no Supremo Tribunal Federal (STF) e sobre o futuro político do senador.
Segundo fontes, Lula afirmou a Pacheco que já tem outro nome definido para a vaga aberta no Supremo: o do advogado-geral da União, Jorge Messias. O senador, então, disse respeitar a decisão do presidente e enfatizou que se sente honrado por ter sido lembrado por diversas lideranças, como o senador Davi Alcolumbre, colegas do Congresso e até ministros do STF para a vaga.
Ainda segundo relatos, Lula teria incentivado Pacheco a considerar uma candidatura ao governo de Minas Gerais em 2026. O ex-presidente do Senado, no entanto, respondeu que sua decisão pessoal caminha em outra direção.
Pacheco afirmou a Lula que pretende encerrar a vida pública ao fim de seu mandato de senador, mas ponderou que essa definição só será tomada depois de uma conversa mais ampla com aliados no Senado e com sua base política em Minas Gerais.









