Lula define bloqueio de R$ 2,9 bilhões no Orçamento por causa de aumento de gastos com aposentadoria
Presidente se reuniu na manhã desta quarta-feira (20) com ministros da área econômica para discutir limite de contingenciamento
O Ministério do Planejamento deve anunciar na próxima sexta-feira (22) o bloqueio de R$ 2,9 bilhões do Orçamento da União deste ano.
+ Deputados provocam e sessão de homenagem ao PT na Câmara tem vaias e gritos de "sem anistia"
O assunto foi tema de uma reunião nesta quarta-feira (20) do presidente Lula com os ministros Fernando Haddad, da Fazenda, Esther Dweck, da Gestão, e Simone Tebet, do Planejamento.
O aumento dos gastos com o pagamento de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), principalmente, as aposentadorias, vai obrigar o contingenciamento, que ocorre quando faltam receitas para pagar as contas.
Auxiliares do presidente têm reforçado que o que está ocorrendo não é um estouro nos gastos, mas o aumento acima do previsto quando o Orçamento foi aprovado no ano passado.
O contingenciamento de um valor menor do que vinha sendo projetado pelo Ministério da Fazenda foi encarado com alívio pela equipe econômica, já que havia o temor de um corte de até 15 bilhões de reais.
O ministro Fernando Haddad tem defendido o cumprimento da meta fiscal como uma resposta sobre o compromisso do governo com o chamado ajuste fiscal. No entanto, o grupo liderado pelo ministro Rui Costa, da Casa Civil, tem defendido a ampliação dos gastos para que o Planalto possa executar obras e fazer entregas ainda este ano, em meio à queda de popularidade do presidente Lula verificada nas pesquisas divulgadas nos últimos 10 dias.