Política

Lula dá 60 dias para ministérios elaborarem plano de transição energética com fundo de petróleo

Minas e Energia, Fazenda, Meio Ambiente e Casa Civil devem apresentar "mapa do caminho" para reduzir gradualmente dependência de combustíveis fósseis

Imagem da noticia Lula dá 60 dias para ministérios elaborarem plano de transição energética com fundo de petróleo
Presidente Lula (PT) | Divulgação/Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou que quatro ministérios elaborem em 60 dias uma proposta para orientar a transição energética do país. Eles devem incluir mecanismos de financiamento e a criação de um fundo específico custeado por receitas da exploração de petróleo e gás natural, segundo despacho publicado nesta segunda-feira no Diário Oficial da União (DOU).

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

A medida estabelece que os ministérios de Minas e Energia, Fazenda, Meio Ambiente e Mudança do Clima e a Casa Civil apresentem uma resolução ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) com diretrizes para um "mapa do caminho" que garanta uma transição justa e planejada, reduzindo gradualmente a dependência de combustíveis fósseis.

O fundo para a transição energética será abastecido com parte das receitas governamentais provenientes da exploração de petróleo e gás, segundo o despacho.

A proposta surge após a COP30, realizada em Belém, onde não houve consenso internacional sobre metas para eliminação dos combustíveis fósseis, apesar da defesa brasileira pelo tema.

Últimas Notícias