Lula dá 60 dias para ministérios elaborarem plano de transição energética com fundo de petróleo
Minas e Energia, Fazenda, Meio Ambiente e Casa Civil devem apresentar "mapa do caminho" para reduzir gradualmente dependência de combustíveis fósseis


Reuters
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou que quatro ministérios elaborem em 60 dias uma proposta para orientar a transição energética do país. Eles devem incluir mecanismos de financiamento e a criação de um fundo específico custeado por receitas da exploração de petróleo e gás natural, segundo despacho publicado nesta segunda-feira no Diário Oficial da União (DOU).
A medida estabelece que os ministérios de Minas e Energia, Fazenda, Meio Ambiente e Mudança do Clima e a Casa Civil apresentem uma resolução ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) com diretrizes para um "mapa do caminho" que garanta uma transição justa e planejada, reduzindo gradualmente a dependência de combustíveis fósseis.
O fundo para a transição energética será abastecido com parte das receitas governamentais provenientes da exploração de petróleo e gás, segundo o despacho.
A proposta surge após a COP30, realizada em Belém, onde não houve consenso internacional sobre metas para eliminação dos combustíveis fósseis, apesar da defesa brasileira pelo tema.








