Lula cria comitê para debater tarifa de Trump e ouvirá empresários
O presidente comunicou que pretende conversar pessoalmente com representantes dos setores quando se reuniu com ministros em Brasília

SBT News
com informações da Reuters
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu criar um comitê interministerial com o objetivo de ouvir os setores mais afetados pela tarifa de importação de 50% sobre produtos brasileiros anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disseram duas fontes com conhecimento do assunto, de acordo com informações da Reuters divulgadas nesta segunda-feira (14).
Lula se reuniu no último domingo (13) com ministros em Brasília, quando comunicou que pretende conversar pessoalmente com representantes dos setores, segundo as fontes. A lista dos participantes será organizada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
O comitê deve ter a participação dos ministérios da Fazenda, das Relações Exteriores e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, com possível colaboração também do Ministério do Planejamento.
Uma das fontes ressaltou que os debates com os setores antecederão decisões do governo sobre eventuais medidas de retaliação aos Estados Unidos.
+ Trump está “frustrado” com negociações com Brasil, diz assessor
Tarifas
Anunciada por Trump na última quarta-feira (9), a tarifa de 50% sobre todas as exportações do Brasil aos EUA, prevista para entrar em vigor em 1º de agosto, foi vinculada pelo presidente norte-americano ao tratamento recebido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que está sendo julgado no Supremo Tribunal Federal (STF) sob acusação de planejar um golpe de Estado.