Política

Lula deve conversar com Pacheco nesta semana sobre nome para STF; Messias segue como favorito

A reunião com Pacheco estava marcada há alguns dias, mas ainda não aconteceu por horário de agendas

Imagem da noticia Lula deve conversar com Pacheco nesta semana sobre nome para STF; Messias segue como favorito
Publicidade

O presidente Lula deve conversar, nesta semana, com o ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG), sobre indicação para o nome do novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O então ministro da Advocacia Geral da União (AGU), Jorge Messias, segue como o favorito de Lula para ocupar o cargo.

+ PL Antifacção: Motta anuncia votação para terça (18); sessão será de pauta única

Pacheco era um dos cotados, assim como o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas. A reunião com Pacheco estava marcada há alguns dias, mas ainda não aconteceu por horário de agendas. Como há previsão de viagem para Lula na próxima semana para a cúpula dos Brics, na África do Sul, a ideia é adiantar essa conversa ainda nos próximos dias.

Para o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), o nome de Messias não deve receber tanta resistência no Senado como recebeu o procurador geral da república Paulo Gonet, na última semana, em sabatina após a recondução ao cargo.

"Na eleição do Gonet havia um grupo forte de oposição devido à denúncia contra Bolsonaro. No caso de Messias, não vejo ele tendo essa resistência no mesmo segmento dentro do Senado", afirmou o Wagner.

Assim como prevê a Constituição, da mesma forma que aconteceu com Paulo Gonet, quem for indicado por Lula ao STF deverá passar uma sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado e também em votação no Plenário. Na casa, ele precisa ter um mínimo de 41 votos para ser aprovado.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade