Lula conversa com presidente do México sobre tarifas de Trump e propõe ampliar acordo comercial
Países foram alvo da medida norte-americana; enquanto México negocia com Washington, Brasil ainda aguarda resposta a cartas enviadas

Jessica Cardoso
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone, na noite desta quarta-feira (23), com a presidente do México, Claudia Sheinbaum. A conversa incluiu as tarifas anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra os dois países, embora o tema não tenha sido mencionado na nota oficial divulgada pelo Palácio do Planalto.
Em 9 de julho, Trump anunciou uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros e, três dias depois, uma taxa de 30% sobre importações mexicanas. As medidas devem entrar em vigor em 1º de agosto.
+ Produtores discutem impacto indireto do tarifaço dos EUA sobre o mercado da soja; entenda
Sheinbaum afirmou que espera chegar a um acordo com o governo norte-americano para reverter a decisão. Enquanto México e Estados Unidos já realizam reuniões para discutir o tema, o governo brasileiro ainda aguarda respostas a cartas enviadas a Washington na tentativa de iniciar negociações.
+ Governadores de oposição anunciam medidas para driblar efeitos de tarifaço de Trump
Na ligação, Lula também propôs iniciar tratativas para ampliar o acordo comercial entre Brasil e México, priorizando setores como indústria farmacêutica, agropecuária, etanol, biodiesel, aeroespacial, inovação e educação.
Segundo o Planalto, ficou definida ainda a visita do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) ao México nos dias 27 e 28 de agosto, acompanhado de ministros e de uma delegação empresarial, com o objetivo de aprofundar as relações econômicas entre os dois países.