Publicidade
Política

Lula condena "qualquer forma de golpe de Estado na Bolívia"

Presidente brasileiro pediu informações sobre a situação do país ao Itamaraty

Imagem da noticia Lula condena "qualquer forma de golpe de Estado na Bolívia"
Reprodução Ricardo Stuckert/PR
• Atualizado em
Publicidade

O presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) disse no fim da tarde desta quarta-feira (26) que aguarda informações sobre o golpe de Estado na Bolívia. O chefe do executivo solicitou que o ministro das relações exteriores, Mauro Vieira, entre em contato com o país para entender a situação.

+ Militares bolivianos invadem palácio e presidente fala em respeito à democracia

"Fui informado agora. Pedi para o ministro ligar para a Bolívia, ligar para o presidente, para o embaixador brasileiro para a gente ter certeza e ter uma posição", disse.

A declaração foi dada durante agenda do presidente em Brasília, para conhecer os novos veículos na adquiridos com recursos do Novo PAC.

Logo depois. Lula se manifestou sobre o assunto na plataforma X (antigo Twitter).

"A posição do Brasil é clara. Sou um amante da democracia e quero que ela prevaleça em toda a América Latina. Condenamos qualquer forma de golpe de Estado na Bolívia e reafirmamos nosso compromisso com o povo e a democracia no país irmão", escreveu o presidente.

Viagem marcada para Bolívia

O presidente tem uma viagem marcada para a Bolívia no início de julho para um encontro com o presidente Luís Arce, após uma reunião de presidentes do Mercosul. No entanto, a situação no país vizinho pode interferir na agenda do presidente.

"Eu quero que a democracia prevaleça na América Latina. Golpe nunca deu certo", declarou Lula.

O presidente da Bolívia, Luis Arce, afirmou que Forças Armadas do país estão fazendo "mobilizações irregulares" em La Paz, capital boliviana.

Publicidade

Assuntos relacionados

Lula
Bolívia
Golpe de Estado
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade