Lula comemora aprovação da regulamentação da reforma tributária
Presidente comemora aprovação e faz aceno ao Congresso em semana decisiva
Rafael Felice
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou a aprovação dos projetos de regulamentação da reforma tributária em publicação nas redes sociais nesta quarta-feira (18). Os projetos vão a sanção presidencial, que deve ser feita até o fim da semana.
Segundo Lula, a reforma tributária é um “marco histórico” e representa o compromisso do Congresso e do governo federal com o avanço do Brasil.
Lula segue em São Paulo após ter recebido alta médica no último domingo (15). Ele foi internado e passou por duas cirurgias: uma de emergência, na madrugada de segunda para a terça, e outra para evitar novas hemorragias, na quinta-feira. Apesar de comemorar a reforma tributária, Lula sofreu um revés dentro do texto: a retirada das armas de fogo e munições do imposto seletivo, conhecido como imposto do pecado. Bebias açucaradas, que tinham saído do rol, acabaram retornando na Câmara dos Deputados. Assim, será cobrado menos imposto nos armamentos que em carros elétricos, refrigerantes e cerveja, por exemplo.
Como o trecho das armas no imposto seletivo foi retirado do texto, Lula não consegue vetar a medida, pois o presidente não consegue editar o texto, apenas vetar parcial ou integralmente as medidas aquilo que julgar necessário.