Lula chama Bolsonaro de “frouxo” por pedir anistia e diz que nunca pedirá Pix para apoiadores
Presidente criticou seu antecessor sem citá-lo nominalmente, durante lançamento do Plano Safra 2025/2026

Jessica Cardoso
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou, nesta terça-feira (1º), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sem citá-lo nominalmente. A declaração foi feita durante o lançamento do Plano Safra 2025/2026 no Palácio do Planalto, em Brasília.
Lula afirmou que jamais pediria Pix a apoiadores para financiar suas causas, nem anistia antes de ser condenado, em referência às campanhas de Bolsonaro e aliados pelo perdão aos presos e investigados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.
“Nunca vou pedir para vocês fazerem Pix para mim. Nunca. Guarda o seu dinheiro para pagar os seus funcionários. Eu não quero Pix. E jamais vou pedir anistia antes de ser condenado. Quem é frouxo não deveria fazer bobagem. Quem não tem coragem não deveria fazer bobagem”, disse o petista.
Nos últimos anos, apoiadores de Bolsonaro organizaram vaquinhas virtuais para ajudá-lo a pagar multas judiciais.
Na última quinta-feira (26), o ex-presidente agradeceu em um evento do PL, em Belo Horizonte, pelos R$ 17 milhões recebidos via Pix, dinheiro que, segundo ele, está sendo usado para pagar sua defesa na ação penal que apura a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.
+ Moraes veta depoimento de filhos de Bolsonaro como testemunhas em ação da trama golpista
Bolsonaro respondeu às declarações de Lula em uma publicação no X. Também sem fazer referência ao presidente, disse: “Ladrão, faça algo pelo povo. Nos deixe em paz!”.