Lula busca aproximação com agronegócio e terá encontro com fruticultores na quinta (21)
Presidente vai receber empresários de fruticultura para um churrasco e deve fazer encontros quinzenais com outros setores do agronegócio
+ Governo diz que preço de alimentos deve cair nas próximas semanas
Após o setor de frutas, devem ocorrer encontros com integrantes da cafeicultura, pecuária, algodão e celulose, ainda sem ordem definida. Ainda segundo Fávaro, a iniciativa das reuniões partiu dos próprios setores.
O encontro de Lula com os empresários mostra uma aproximação do governo com o agronegócio, que registrou crescimento recorde em 2023 e foi fundamental para o aumento de 2,9% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
O bom resultado foi considerado como um passo importante para integrantes do setor perderem a resistência com o governo Lula. Embora exista alguma desconfiança, o governo acredita que, com o lançamento de medidas, como o Plano Safra, e o aumento do diálogo, a tendência é que o empresariado melhore os olhares com a gestão atual.
Fora a resistência ao petista, diversas lideranças do setor participaram ativamente da campanha à reeleição do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Durante o 7 de setembro de 2022, usado pelo ex-presidente como palanque político, dezenas de tratores e veículos do agro participaram do desfile cívico-militar.
+ Reunião ministerial tem tom ameno, mas Lula dá recados sobre dengue, viagens e comunicação
Após a queda de popularidade apontada por três pesquisas divulgadas no começo do mês, a redução no preço dos alimentos passou a ser uma das prioridades do governo.
Apesar do assunto não ter sido debatido na reunião ministerial desta segunda-feira (18), Fávaro disse à reportagem que o tema já havia sido amplamente debatido em reuniões ocorridas na semana passada.
Lula teve reuniões com Fávaro, Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto. Após o encontro, os integrantes do governo manifestaram confiança na redução do preço dos alimentos.
Preço dos alimentos
Segundo um levantamento feito pelo SBT News, a popularidade de Lula atingiu seu maior nível justamente em um período de baixa no preço da comida. Com o aumento na reta final de 2023, a avaliação do governo começou a cair.
+ Popularidade de Lula oscila conforme preço dos alimentos, mostram dados
Além de outros fatores, como falas de Lula em eventos internacionais, a comunicação do governo vem sendo alvo de questionamentos. O tema foi mencionado ontem pelo presidente, que vem manifestando a avaliação de que a população não está percebendo melhorias anunciadas pelo governo, como queda no desemprego, quantidade expressiva de pessoas ocupadas, redução do dólar, no preço médio da gasolina e do aumento da massa salarial.
Lula entende que aspectos positivos como esses deveriam ser levados em consideração pela opinião pública, mas as expectativas do chefe do poder Executivo não foram atendidas.