Lula assina compromisso para construção da Escola de Sargentos em Pernambuco
Em gesto às Forças Armadas, Lula também participou de transmissão de Comando Militar do Nordeste
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), assinou, nesta sexta-feira (19), um termo para a construção de uma Escola de Sargentos do Exército na Região Metropolitana de Recife (PE).
+Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em seu discurso, o chefe do poder Executivo afirmou que a nova escola de formação será uma das maiores de sua modalidade em todo o mundo e contará com investimentos de R$ 2 bilhões.
Também segundo Lula, somente as obras para erguer a estrutura do colégio, têm capacidade de gerar mais de 11 mil empregos diretos e 17 mil indiretos, além de fomentar a cultura e o comércio na região.
“Pernambucanos e demais nordestinos que ingressavam em carreira militar e tinham que ir para Sul ou Sudeste para receber formação, essa nova obra representa um movimento inverso. Brasileiros de todos os estados estarão aqui, movimentando a economia e explorando a cultura [...] este é um empreendimento capaz de mudar a vida das pessoas que moram na região”, disse Lula.
O projeto inicial da obra foi alvo de críticas de ambientalistas por conta de eventuais impactos ambientais que ela poderia trazer. Apesar de não ter desistido da obra, o governo decidiu fazer a construção com 90 hectares, e não com 180 hectares como no projeto original.
Diante do impasse, Lula elogiou as Forças Armadas por contribuírem para a preservação do meio ambiente.
“Eu sei da vocação e da capacidade de luta dos nossos ambientalistas, mas a gente vê quando precisa agradecer alguma coisa. Se não fosse o Exército dessa área que nós estamos, a gente ainda teria alguma árvore aqui? Eu acho que o povo tem que agradecer o que o Exército fez. Então, eu quero começar agradecendo as Forças Armadas Brasileiras a preservação que vocês fizeram dessa área que vocês ocupam”, disse o presidente.
Além de Lula, também assinaram o termo de compromisso a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), o ministro da Defesa José Múcio e o comandante do Exército Tomás Paiva. A senadora Teresa Leitão (PT-PE) também estava presente.
A previsão é que a unidade de formação de sargentos seja finalizada no ano de 2034. Segundo o Ministério da Defesa, a estrutura terá capacidade para receber 2.200 alunos, formados em 16 especialidades diferentes. O tempo de duração do curso de formação será de dois anos, focada em educação superior de nível tecnólogo.
Transmissão de comando
O presidente Lula e as demais autoridades citadas também participaram de uma cerimônia de transmissão de cargo do Comando Militar do Nordeste (CMNE). Assume o posto o general Maurílio Ribeiro, na vaga do general Kleber Vasconcellos, que estava na posição desde março de 2023.