Publicidade
Política

Itamaraty convoca novamente encarregado da Embaixada dos EUA após post com ameaças a ministros do STF

Chamado pela terceira vez, Escobar esteve com embaixador Goldman; nota atacou Moraes e disse monitorar aliados do ministro no Judiciário "e em outras esferas"

Imagem da noticia Itamaraty convoca novamente encarregado da Embaixada dos EUA após post com ameaças a ministros do STF
Palácio do Itamaraty, em Brasília | Divulgação/Marcelo Camargo/Agência Brasil
,
• Atualizado em
Publicidade

O Ministério das Relações Exteriores (MRE/Itamaraty) convocou nesta sexta-feira (8) para esclarecimentos o encarregado de Negócios da Embaixada dos Estados Unidos, Gabriel Escobar, após postagem da representação norte-americana com críticas a Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e ameaças a magistrados da Corte e aliados do ministro "em outras esferas" (relembre mais abaixo).

+ Embaixada dos EUA volta a criticar Moraes e ameaça aliados do ministro: "Estão avisados"

Chamado pelo MRE para conversas pela terceira vez em meio a tensões diplomáticas entre Brasil e EUA, Escobar esteve na manhã de hoje com o embaixador Flávio Goldman, secretário interino de Europa e América do Norte.

Segundo apurou o SBT News, o diplomata manifestou "profunda indignação" do governo federal com publicações recentes do Departamento de Estado dos Estados Unidos e da embaixada com ataques a autoridades brasileiras.

+ Alcolumbre não pautará impeachment de Moraes, diz Randolfe

A representação dos Estados Unidos confirmou encontro, mas não deu detalhes da reunião. "O encarregado de Negócios da Embaixada e Consulados dos EUA, Gabriel Escobar, se reuniu hoje com representantes do Ministério da (sic) Relações Exteriores. A Embaixada não divulga conteúdo de reuniões privadas", disse.

Nessa quinta (7), a embaixada norte-americana postou nas redes sociais uma nota com ataques diretos a Moraes e "seus apoiadores", afirmando que "aliados" dele "no Judiciário e em outras esferas estão avisados para não apoiar nem facilitar a conduta" do ministro.

+ Bolsonaro em prisão domiciliar: Moraes autoriza visita de médicos, mas internação deve ser comunicada em até 24h

Alvo de sanções financeiras dos EUA via Lei Magnitsky, Moraes é relator de processos contra Jair Bolsonaro (PL) no STF, incluindo a ação penal em que ex-presidente é réu por tentativa de golpe de Estado. Na segunda (4), o magistrado determinou prisão domiciliar do ex-mandatário.

Veja post da Embaixada dos EUA:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade