Haddad descarta candidatura ao governo de São Paulo e diz que foco é ajudar Lula na "recuperação da economia"
Ministro também comentou o estudo em andamento sobre o transporte público e a proposta de tarifa zero

Warley Júnior
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (7) que não pretende disputar o governo de São Paulo nas eleições de 2026. Em entrevista ao programa "Bom Dia, Ministro", do CanalGov, ele disse que prefere continuar ajudando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) "de outras maneiras".
"Não pretendo ser candidato no ano que vem. Acho que posso ajudar o presidente Lula de outras maneiras. Vou ter uma conversa com o presidente sobre isso", afirmou Haddad.
+ Haddad diz que governo não vai alterar estratégia de negociação com EUA
O ministro destacou o papel do governo federal na retomada de programas sociais e na recuperação econômica. Segundo ele, ações como Minha Casa, Minha Vida, Farmácia Popular e Desenrola Brasil contribuíram para reduzir a inflação e o desemprego.
"Nós resgatamos todos os programas sociais que foram descontinuados pelos governos anteriores. Vamos entregar a menor inflação em quatro anos e voltar a crescer com o dobro da média dos dois governos anteriores", disse.
+ Haddad diz que negociação sobre IOF vai até "os 47 do segundo tempo", mas vê avanço no Congresso
Proposta de tarifa zero no transporte público
Durante a entrevista, Haddad também comentou o estudo em andamento sobre o transporte público e a proposta de tarifa zero. Ele afirmou que a equipe econômica está fazendo uma "radiografia completa" do setor, avaliando custos, subsídios e possibilidades de novos modelos de financiamento.
"Estamos fazendo uma radiografia para saber quanto custa o setor, quanto o poder público subsidia, quanto sai do bolso do trabalhador e quais as oportunidades tecnológicas. É um tema com forte apelo social", explicou o ministro.