Maré alta causa estragos na Praia dos Ingleses, em Florianópolis
Fenômeno atingiu a orla durante a madrugada e danificou muros, postes e residências; Defesa Civil mantém alerta para novos alagamentos

SBT News
SCC 10
A maré alta provocou estragos em um trecho da Praia dos Ingleses, no Norte da Ilha, em Florianópolis, na madrugada desta terça-feira (7). Imagens registradas por moradores mostram ondas avançando sobre a faixa de areia e atingindo imóveis à beira-mar.
+ Ventos de mais de 80 km/h derrubam árvores e destelham casas no Oeste de Santa Catarina
Defesa Civil mantém alerta para alagamentos costeiros
A Defesa Civil de Santa Catarina havia alertado, desde segunda-feira (6), para uma mudança repentina nas condições do tempo devido à passagem de uma frente fria.
Nesta terça (7), a combinação do vento sul persistente com a maré astronômica elevada favoreceu o aumento do nível do mar, elevando o risco de alagamentos costeiros em Florianópolis e Itajaí. O órgão classifica o risco como moderado a alto para novas ocorrências até a madrugada de quarta-feira (8).
Orientações à população
Entre as principais recomendações estão evitar o contato com a água do mar, não dirigir em áreas alagadas e não transitar em pontes ou passagens submersas.
O diretor de Operações da Defesa Civil, Alexandre João Vieira, afirmou que o monitoramento da região vem sendo feito há três semanas.
“Essa noite teve uma força da maré muito alta, que atingiu mais três propriedades e derrubou muros”, informou.
Segundo ele, as equipes vão isolar a área atingida ao longo do dia. “A recomendação é que os banhistas evitem passar por esse trecho, onde há ferro, concreto e outros materiais soltos”, completou.
Prefeitura amplia ações de contenção
Após a ocorrência da maré alta — que chegou a 1,40 metro, nível superior à média histórica —, a Prefeitura de Florianópolis anunciou a ampliação das ações para mitigar os impactos e evitar novos estragos.
Até o momento, 12 residências tiveram muros danificados e cinco postes de iluminação foram comprometidos.
Uma vistoria técnica será realizada nesta terça-feira (7) para definir intervenções emergenciais. O ponto mais afetado fica no Canto Sul da Praia dos Ingleses, área considerada crítica na dinâmica da maré.
Apesar dos danos, o avanço do mar se restringiu a 300 metros da orla, sem afetar o restante da faixa de areia ampliada no último alargamento, que totaliza 3,3 km.
+ Frente fria avança e provoca queda brusca de temperatura em 5 estados; veja quais
Medidas de curto e longo prazo
A Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade já havia previsto obras de manutenção na praia, que serão retomadas assim que as condições climáticas melhorarem.
A longo prazo, a prefeitura pretende avaliar, junto ao Instituto do Meio Ambiente (IMA), medidas para aumentar a proteção da costa — entre elas, a construção da nova Avenida Beira-Mar dos Ingleses, ainda em fase de planejamento.
Monitoramento contínuo
A Defesa Civil municipal segue em alerta, monitorando as áreas costeiras mais vulneráveis e orientando os moradores.
Equipes da COSIP também atuam para restabelecer a iluminação pública nos pontos danificados.
De acordo com a previsão, as condições do mar devem perder intensidade nos próximos dias, reduzindo o risco de novos alagamentos.