Gilmar Mendes, Romeu Zema e Vinicius Junior recebem Medalha Mérito Legislativo da Câmara
Homenagem reconhece pessoas ou instituições que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao Brasil
Foi realizada, nesta quarta-feira (7), a cerimônia de entrega da Medalha Mérito Legislativo 2023 da Câmara dos Deputados. O evento ocorreu no plenário, e a lista de homenageados inclui 37 nomes, entre os quais os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, André Mendonça e Alexandre de Moraes, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e o jogador Vinicius Junior, do Real Madrid e da Seleção Brasileira.
+ Perspectivas recebe Carlos Lupi, ministro da Previdência Social
A entrega da medalha – o mais alto reconhecimento conferido pela Câmara – e de um diploma de menção honrosa aos escolhidos é organizado pela Segunda-Secretaria da Mesa Diretora, atualmente sob a coordenação da deputada Maria do Rosário (PT-RS). Os agraciados são indicados pelos líderes partidários e integrantes da Mesa.
Esta foi a 40ª edição de outorga da medalha, que reconhece pessoas ou instituições que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao Brasil.
Na cerimônia, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), ressaltou que a insígnia, estabelecida em 1983, "constitui elo fundamental e inquebrável entre o Poder Legislativo e aqueles indivíduos e entidades que, por meio de suas ações pujantes e exemplares, contribuem de maneira significativa para o engrandecimento do Brasil e de nossa sociedade em seu mais variado espectro".
Lira prosseguiu: "Na presente edição de outorga da medalha, cabe destacar a abrangente representatividade dos homenageados. A lista de agraciados engloba eminências dos três pilares da nossa República: Legislativo, Executivo e Judiciário. Bem como figuras proeminentes de diversos setores da sociedade civil".
+ CGU determina que Weintraub seja demitido da Unifesp por faltas injustificadas
Essa diversidade, disse o presidente da Câmara, não apenas reflete a capacidade republicana de a Casa dialogar com as múltiplas vozes do Brasil, mas também enfatiza "a importância do trabalho conjunto e do reconhecimento mútuo entre os diferentes segmentos que compõem o tecido social e institucional brasileiro".
"Em essência, essa lista de homenageados é espelho de nossa pluralidade e ressalta o imperioso papel desta Casa de atuar de forma democrática e aberta como foro inclusivo e representativo de nossa sociedade", continuou Lira.
Ainda de acordo com ele, cada agraciado, com sua respectiva trajetória, "encarna o que há de mais nobre e valoroso em nossa sociedade: o comprometimento com o bem comum, a busca incansável por conhecimento e a luta constante por um país que faça jus aos mais elevados ideais de justiça e igualdade".
Nem todos os indicados estiveram na cerimônia hoje. A medalha e diploma de Vini Jr., por exemplo, foram recebidos por uma representante. O jogador foi indicado por Maria do Rosário e pelo líder do Partido Liberal (PL) na Câmara, Altineu Côrtes, por ser símbolo mundial na luta antirracista e promover ações de solidariedade e inclusão social.
O craque já foi alvo de racismo repetidas vezes na Espanha. O mais recente caso ocorreu na última quinta (1º), na partida entre Getafe e Real Madrid.
Alexandre de Moraes, indicado pelo deputado Luciano Bivar (União-PE), receberá a medalha e o diploma oportunamente.
Gilmar Mendes e André Mendonça, por sua vez, compareceram à cerimônia na Câmara, assim como Zema. O primeiro foi indicado pelo deputado federal Elmar Nascimento (União-BA). O segundo, pelo deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ). E o terceiro, pela deputada federal Adriana Ventura (Novo-SP).
Lira fez a entrega das medalhas e Maria do Rosário entregou os certificados em conjunto com os parlamentares indicantes.
Confira a lista completa de agraciados: