Publicidade
Política

G20 se compromete a discutir sobre as guerras antes da cúpula com líderes

Até sexta, Lula e ministros de outros países se reúnem para decidir que temas serão enviados para a cúpula, em outubro, no Rio

Imagem da noticia G20 se compromete a discutir sobre as guerras antes da cúpula com líderes
• Atualizado em
Publicidade

A presidência brasileira do G20 se comprometeu a conduzir discussões sobre as guerras entre Rússia e Ucrânia e em Gaza nos próximos meses, como parte da preparação para a Cúpula de Líderes do Rio de Janeiro, marcada para acontecer em novembro, no Rio de Janeiro.

No comunicado divulgado nesta segunda-feira (22), a presidência do grupo – formado pelas 19 maiores economias do mundo, mais União Europeia e União Africana – admitiu que há divergência entre os participantes sobre tratar ou não desses temas no âmbito do G20, mas a presidência brasileira afirmou que conduzirá a discussão sobre os conflitos entre os sherpas – representantes pessoais de um chefe de Estado ou de Governo.

+ Rio está pronto para receber a Cúpula dos Líderes do G20, diz Eduardo Paes

Na Índia, em 2023, os países que compõem o G20 manifestaram “profunda preocupação com o imenso sofrimento humano e o impacto adverso das guerras e conflitos em todo o mundo”.

Os líderes ainda concordaram em assinar que “todos os Estados devem abster-se da ameaça do uso da força ou de procurar a aquisição territorial contra a integridade territorial e a soberania ou a independência política de qualquer Estado”, numa referência à invasão russa à Ucrânia.

Até esta sexta-feira (26) são realizadas discussões importantes do G20 com ministros de Estado dos países do G20.

A expectativa em relação à Força-Tarefa de Combate à Fome e à Pobreza é que os documentos da Aliança Global sejam endossados e os países possam começar a aderir à iniciativa. Este momento conta com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, já que a constituição da Aliança é uma das prioridades da presidência brasileira do evento.

+ "Homem que é homem" não bate em mulher, diz Lula durante evento em São Bernardo do Campo (SP)

G20

O grupo é composto por Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Japão, República da Coreia, México, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos, além da União Europeia. Os membros do G20 representam cerca de 85% do Produto Interno Bruto (PIB) do mundo, mais de 75% do comércio global e cerca de 2/3 da população mundial.

Desde 2008, os países revezam-se na presidência. Esta é a primeira vez que o Brasil preside o G20 no atual formato.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade