Flávio Bolsonaro sobe 9 pontos após anunciar candidatura à Presidência, mostra pesquisa
Levantamento do Paraná Pesquisas indica avanço do senador, mas mantém o presidente Lula na liderança


Marcela Mattos
Pesquisa divulgada pelo instituto Paraná Pesquisas nesta sexta-feira (26) indica um salto de quase 9 pontos do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) desde que ele anunciou que seria o nome escolhido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro para disputar a Presidência da República em 2026.
Numa disputa em primeiro turno contra o presidente Lula (PT), Flávio marca 27,8% das intenções de voto, enquanto o petista segue na liderança, com 37,6%. Em outubro, Lula mantinha o mesmo índice, mas Flávio registrava 19,2% das intenções de voto. Em novembro, o senador pontuava 19,7%.
O levantamento ouviu 2.038 eleitores entre os dias 18 e 22 de dezembro. Flávio se colocou como presidenciável em 5 de dezembro, inicialmente com o anúncio por meio de suas redes sociais. Nessa quinta (25), ele leu uma carta escrita pelo pai, que reforçou a candidatura do filho como uma "continuidade" de seu mandato.
O instituto ainda perguntou sobre qual candidato teria mais chances de ganhar o voto do eleitor diante da ausência do nome de Jair Bolsonaro nas urnas. Flávio Bolsonaro também liderou no ranking, recebendo 20,6% das indicações. Na sequência estão o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 13,7%, Michelle Bolsonaro, com 10,3%, e o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), com 9,8%. No entanto, 27,3% dos entrevistados disseram que não votariam em nenhum desses nomes.
O levantamento indica a liderança do presidente Lula em todos os cenários, tendência que já havia sido constatada em pesquisas anteriores. Em um eventual segundo turno contra Flávio Bolsonaro, Lula venceria por 44,1%, contra 41% do senador. Contra Tarcísio de Freitas, o petista mantém os mesmos 44%, enquanto o governador de São Paulo teria 42,5% dos votos.






