Paraná Pesquisas: Lula lidera cenários de 1º turno; cai diferença entre o presidente e Flávio Bolsonaro em 2º turno
Vantagem de petista contra senador, Tarcísio, Michelle e Ratinho Jr. na segunda etapa é apenas numérica, dentro da margem de erro


SBT News
Pesquisa de intenção de votos para a corrida presidencial de 2026, realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas, mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança em todos os cenários eleitorais simulados para o primeiro turno, se as eleições fossem hoje.
Foram feitos diferentes cenários para primeiro e segundo turnos. Contra Lula, o senador Flávio Bolsonaro (PL), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro aparecem separadamente. O instituto não considerou os três nomes da direita no mesmo cenário eleitoral.
A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais, com grau de confiança de 95%.
Cenários de disputa eleitoral em 1º turno
No primeiro cenário, que inclui Lula e o Flávio Bolsonaro, o presidente petista lidera com 37,6% das intenções de voto, enquanto Flávio aparece em segundo com 27,8%. Outros candidatos, como Ratinho Junior (9,0%) e Ciro Gomes (7,9%), registram percentuais mais modestos. Neste cenário, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), não aparece entre as opções.
Sem Flávio Bolsonaro e com Tarcísio, no segundo cenário analisado, Lula mantém o favoritismo, com 37,8% das intenções de voto, enquanto Tarcísio aparece com 26,2% e Ciro Gomes com 8,7%.
No terceiro cenário, com Michele Bolsonaro substituindo Flávio e Tarcísio, Lula obtém 37,2%, seguido de Michelle com 24,4%. Nesse caso, Ratinho Junior (PSD), governador do Paraná, atinge 8,2%, enquanto Ciro Gomes aparece com 8,3% da preferência do eleitorado.
Quando Jair Bolsonaro - inelegível e preso por tentativa de golpe de Estado - é incluído na disputa, ele alcança 31,3% das intenções de voto, ficando em segundo lugar, atrás de Lula, que lidera com 36,9%. Figuras como Ciro Gomes (6,9%) e Ratinho Junior (6,5%) ficam distantes.
2º Turno: diferença entre Lula e Flávio Bolsonaro diuminui
Em eventual segundo turno contra o senador Flávio Bolsonaro (PL), a vantagem de Lula - que era de 9,7 pontos percentuais em outubro, e 6,8 pontos em novembro - cai para 3,1 pontos, em dezembro.
Na prática, considerando a margem de erro da pesquisa, os dois candidatos, Lula e Flávio, poderiam estar empatados.
Ainda em disputa de segundo turno, a vantagem do Lula contra os principais rivais - Flávio, Tarcísio, Michelle e Ratinho Junior - é apenas numérica, dentro da margem de erro de 2,2 pontos para mais ou para menos
O levantamento foi feito entre os dias 18 e 22 de dezembro de 2025, em 163 municípios brasileiros, com uma amostra de 2.038 eleitores.
Cenários para 2º turno
Na disputa entre Lula e Tarcísio de Freitas, o governador paulista fica com 42,5% das intenções de voto, contra 44,0% de Lula.
Contra Flávio, Lula registra 44,1%, enquanto o filho de Bolsonaro chega a 41,0%.
Em relação a Michele Bolsonaro contra Lula, também em 2º turno, a ex-primeira-dama teria 41,4% contra 44,8% do atual presidente.
Outros cenários, como um embate entre Lula e Ratinho Junior, também mostram vantagem do petista (43,8% contra 40,2%). A maior diferença é vista contra Tereza Cristina, em que Lula lidera com 44,6%, enquanto a ex-ministra obtém apenas 30,3%.
Flávio Bolsonaro com maior potencial entre eleitores órfãos de Jair Bolsonaro
A pesquisa explorou ainda qual candidato teria maiores chances de conquistar o voto daqueles que apoiavam Jair Bolsonaro, ausente da corrida eleitoral.
Flávio Bolsonaro lidera essa preferência com 20,6%, seguido por Tarcísio de Freitas (13,7%) e Michele Bolsonaro (10,3%).
A pesquisa ouviu 961 homens e 1.077 mulheres. O estudo abrangeu entrevistas pessoais, representando eleitores com 16 anos ou mais, considerando variáveis como gênero, escolaridade e nível econômico.








