Desaprovação de Lula chega a 49,8%, a maior do mandato, diz pesquisa AtlasIntel
Levantamento mostra descontentamento ligado à economia e área social; por outro lado, 47,8% afirmam aprovar presidente
SBT News
Uma pesquisa divulgada pela AtlasIntel nesta sexta-feira (10) revela que a desaprovação do trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) alcançou 49,8% no fim de 2024, o maior índice registrado desde o início do terceiro mandato.
+ Governo confirma participação de embaixadora do Brasil em posse de Maduro
O levantamento, realizado entre os dias 26 e 31 de dezembro, mostra que a avaliação negativa ao presidente tem crescido desde abril do ano passado, quando a desaprovação era de 43,4%.
Segundo os dados, 47,8% dos entrevistados afirmaram aprovar o governo Lula 3, enquanto 2,4% não souberam responder. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, o que faz com que a desaprovação se mantenha próxima à aprovação do presidente, indicando uma tendência de aumento da avaliação negativa.
Em relação ao desempenho do governo, 44,6% dos entrevistados classificaram o trabalho do Executivo federal como "ruim" ou "péssimo". Por outro lado, 40,8% avaliaram a gestão como "ótima" ou "boa", e 13,3% consideraram "regular".
+ Lula critica decisão da Meta de encerrar checagem de fatos e convoca reunião: "Extremamente grave"
O levantamento também aponta que a tendência de crescimento da desaprovação de Lula é um reflexo de questões econômicas e sociais que marcaram o governo em 2024.
A pesquisa foi realizada com 2.873 pessoas, por meio de formulários on-line aleatórios, e tem índice de confiança de 95%.