Publicidade
Política

CPI do INSS: deputados da oposição apostam em estatuto do idoso para pedir prioridade

Ao todo, 11 pedidos estão na fila na Câmara; deputado do PL também tenta negociar retirada de CPIs sem urgência

• Atualizado em
Publicidade

O deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL-RO), autor do pedido de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do INSS na Câmara dos Deputados afirmou, nesta quarta-feira (14), que os parlamentares que apoiam a investigação protocolaram requerimentos tendo como base o Estatuto do Idoso e na Lei de Inclusão da Pessoa com Deficiência (13.146/2025) para pedir prioridade na instalação da CPI.

Um dos requerimentos já foi protocolado nesta quarta. No total, são quatro pedidos.

“Um requerimento solicitando a [Hugo] Motta obedece ao Estatuto do Idoso; outro para ele obedecer ao Estatuto de Pessoas com Deficiência que estão sendo roubadas; também dos povos originários, outro requerimento; e, por último, o quarto requerimento, para obedecer aos vulneráveis, portanto, todos esses passam à frente em qualquer fila. Por que não passar a CPI à frente de todas as outras para atender esses cidadãos que estão sendo roubados no INSS?", defendeu o deputado.

+ 'Meu INSS' tem mais de 8,5 milhões de acessos no primeiro dia para pedir ressarcimento

Segundo Chrisóstomo, a CPI do INSS já conta com 202 assinaturas. Mas outros 11 pedidos de criação de CPI estão na mesa da Câmara. O parlamentar disse que vai se reunir novamente com Motta para discutir o assunto. E acrescentou que o presidente o orientou a verificar a lista dos requerimentos que estão na frente para que os cinco mais urgentes tenham prioridade.

“Ele (Hugo Motta) disse que sete [requerimentos] são de integrantes do PL e me orientou. Se nós conseguirmos retirar essas sete CPIs que são de parlamentares do PL, ele pode incluir a dos aposentados do INSS dentro das cinco. Estou trabalhando para isso. Já conversei com os líderes tanto do PL quanto da oposição, da minoria. A coisa está andando", afirmou.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade